Sebrae no Pará abre pré-inscrições para a Feira de Artesanato do Círio 2024
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) está com pré-inscrições abertas para a 12ª edição da Feira de Artesanato do Círio (FAC), até o próximo dia 02 de setembro. Podem participar artesãos paraenses formalizados ou com Carteira do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Todo o processo é online, pelo portal do Sebrae no Pará, onde também pode ser acessado o regulamento, com as orientações para participação.
A pré-inscrição é a primeira fase para a seleção dos participantes da FAC. Os próximos passos são a curadoria das peças, quando os trabalhos são selecionados, e a inscrição.
“As peças são avaliadas por uma comissão especializada, que utiliza sete critérios na seleção, que são inspiração no universo do Círio de Nazaré; inovação; originalidade; agregação de valor; acabamento; tag (etiqueta); e qualidade de embalagens”, explica o coordenador da FAC, Igo Silva, ao falar da curadoria.
A edição 2024 da FAC será de 10 a 16 de outubro, no estacionamento do Parque Urbano Belém Porto Futuro, em Belém. O horário de funcionamento é das 10h às 22h, exceto no domingo do Círio, que ficará aberta das 15h às 22h.
A FAC tem o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Mais informações pela Central de Relacionamento do Sebrae (0800 570 0800).
–
Cronograma
Pré-inscrição: 26 de agosto a 02 de setembro.
Curadoria: 03 a 07 de setembro.
Resultado da Curadoria: 10 de setembro.
Inscrição: 11 a 13 de setembro.
–
Sobre a FAC
A Feira de Artesanato do Círio faz parte de um trabalho realizado pelo Sebrae desde 1989, voltado para o artesanato no período da festividade do Círio de Nazaré. O objetivo do evento é fomentar e promover o trabalho de artesãos paraenses, gerando oportunidades de venda durante e após a Feira.
A FAC é resultado da fusão, há 12 anos, de duas iniciativas: A Feira do Miriti, específica do artesanato de Miriti, atividade tradicional do município de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o artesanato de outras tipologias, produzido em vários municípios paraenses.
Em 2023, foram mais de 1,4 milhão em geração de negócios aos artesãos de Belém e mais 11 municípios paraenses.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Pará