Ministério das Cidades marca presença em evento técnico sobre a eletrificação das frotas de ônibus
Ação faz parte da agenda para a renovação da frota do transporte público prevista no Novo PAC
Na terça-feira (27), o Ciclo de Capacitação para Descarbonização das Frotas de Ônibus das Cidades Brasileiras teve o seu primeiro evento presencial realizado em Salvador, Bahia. O foco do encontro foi o processo de eletrificação da frota de ônibus nas cidades contempladas com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A iniciativa é de idealização do Ministério das Cidades, com o apoio do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), e foi realizada em parceria com a WRI Brasil, a Transformative Urban Mobility Iniative (TUMI) e a Prefeitura de Salvador.
O objetivo do evento é investir na capacitação dos municípios selecionados no PAC, que decidiram iniciar a transição energética no transporte urbano. A oportunidade serviu para os responsáveis tirarem dúvidas de como escolher os modelos de ônibus elétricos, como financiá-los e como adequar a infraestrutura para recebê-los. Participaram também a Caixa Econômica Federal, o BNDES, montadores de chassi e carroceria e outros parceiros do Ministério das Cidades.
A Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB) representou o Ministério das Cidades durante as palestras e oficinas. Na ocasião, foram apresentados o status atual e os próximos passos do Novo PAC, além de um panorama dos resultados, etapas e prazos do programa. Para Salvador, está prevista a aquisição de mais 94 ônibus elétricos.
Os ônibus elétricos utilizam energia limpa e reduzem o impacto ambiental; não geram emissões de gases de efeito estufa, contribuem para a diminuição da poluição atmosférica e operam com um nível baixo de ruído sonoro. Também se destacam pela eficiência energética superior, tendo em vista que o motor elétrico transforma uma quantidade maior de energia em trabalho mecânico, em comparação ao motor a combustão.
Para mais informações sobre transporte eficiente e sustentável, acesse o link e conheça o Novo PAC.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades