Projeto “Círio Iluminado” inicia minicursos e palestras de gastronomia em bairros de Belém
niciativa tem o patrocínio da Equatorial Pará e vai focar em aulas rápidas com receitas e técnicas de preparo da culinária regional.
A partir desta segunda-feira, 26, o projeto “Círio Iluminado” inicia minicursos e palestras de gastronomia gratuitas que ocorrerão em cinco bairros de Belém. O objetivo da ação é profissionalizar pessoas em vulnerabilidade social para a geração de renda. Em cada localidade serão dois dias de aula, das 13h às 17h, que terão foco na gastronomia paraense e na culinária tradicional do Círio de Nazaré. A iniciativa tem o patrocínio da Equatorial Pará através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
A programação seguirá até 6 de setembro e passará pelos bairros do Guamá, Jurunas, Canudos, Terra Firme e Telégrafo. As atividades serão ministradas pelo professor de gastronomia Kenny Nogueira, conhecido nas redes sociais como “Arquiteto Gourmet”. Vale destacar, também, que as vagas nos minicursos são preenchidas por pessoas das próprias localidades, em contato com a associação local de moradores. Os melhores alunos de cada turma serão contratados para serem incorporados à equipe de alimentação do projeto.
De acordo com Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, a distribuidora de energia fará diversas programações dentro do projeto “Círio Iluminado” também oferecendo arte, entretenimento e cidadania.
“Os minicursos e oficinas são apenas o início desse nosso calendário de ações para o Círio de Nazaré 2024. Teremos muitas novidades que anunciaremos em breve que vão marcar a festividade desse ano. O Círio é um momento único de valorização da nossa cultura e a Equatorial tem muito orgulho de fazer parte desse trabalho”, destaca Michelle.
Para Olívio Rafael, produtor do Círio Iluminado, as ações de gastronomia nas comunidades vão permitir que as pessoas possam se profissionalizar e terem o próprio negócio.
“Nosso foco é ensinar técnicas e práticas de cozinha voltadas às receitas regionais. Belém é um polo turístico e gastronômico que recebe milhares de pessoas durante todo o ano e essa movimentação se intensifica durante o Círio. Queremos que os alunos tenham a oportunidade de terem suas próprias vendas, por exemplo”, conclui Olívio Rafael.
O projeto “Círio Iluminado” tem o patrocínio da Equatorial Pará, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A produção é da OS Cultural e ABS Serviços.
Confira as datas e os locais dos minicursos e oficinas:
1 – Terra Firme
Onde: Centro Comunitário Bom Jesus (passagem Bom Jesus, 40)
Data: 26 e 27 de agosto
Horário: 13h às 17h
2 – Jurunas
Onde: estacionamento do Centro Comunitário Paulo Roberto (travessa Francisco
Caldeira Castelo Branco, 1541)
Data: 28 e 29 de agosto
Horário: 13h às 17h
3 – Canudos
Onde: estacionamento da Praça David Alexandre, no Centro Comunitário Cipriano Santos (rua Jabatiteua, 647)
Data: 30 de agosto e 2 de setembro
Horário: 13h às 17h
4 – Guamá
Onde: Estacionamento em frente ao Núcleo Social 14 de abril (passagem 14 de abril,
54)
Data: 3 e 4 de setembro
Horário: 13h às 17h
5– Telégrafo
Onde: Associação de Moradores da Vila da Barca (rua Professor Nelson Ribeiro, 551)
Data: 5 e 6 de setembro
Horário: 13h às 17h
Fonte: Relacionamento com a Imprensa