Sebrae no Pará organiza programação da12ª edição da Feira Internacional de Turismo – FITA, em Santarém
O público que visitar a 12ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITA), entre ontem, sexta-feira (23) e o amanhã, domingo (25), no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, oeste paraense, poderá conhecer roteiros e experiências turísticas estaduais no estande de 100 m² do Sebrae no Pará. Durante a FITA, também haverá palestras gratuitas sobre atividades turísticas, no Espaço do Conhecimento, com apresentação de boas práticas de empresários paraenses e outros convidados. A programação é organizada pelo Sebrae no Pará.
Com foco nos eixos Sustentabilidade, Inovação e Governança, são apresentados roteiros e experiências de empreendedores apoiados pelo Sebrae/PA, voltado para os eixos turismo de sol e praia, turismo cultural e religioso, turismo de aventura e turismo gastronômico. Vídeos temáticos ficam em exibição e materiais de divulgação com informações sobre os roteiros são expostos.
No local, também há o Espaço de Conhecimento, onde diariamente o público poderá participar de palestras gratuitas, para trocas de experiências e fechamento de futuros negócios.
No eixo sol e praia, são apresentadas a Rota do Búfalo Marajoara, onde os visitantes podem ter acesso a informações sobre o animal, tradições da ilha do Marajó, como o queijo de búfala e bordados com grafismos, tradição secular herdada dos primeiros habitantes da ilha. Ainda neste mesmo eixo, o público pode conhecer a Rota Tempo das Águas, com a proposta da nova rota de Santarém/Alter do Chão, que revela toda riqueza da região tapajônica.
No eixo turismo de aventura e sustentabilidade, o destaque é a Rota das Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, onde os turistas podem ter contato com narrativas sobre a Guerrilha do Araguaia e viver uma experiência gastronômica regional.
Além desses três roteiros, o visitante da FITA pode conhecer outras 10 propostas e rotas turísticas de várias regiões do Estado, que envolvem ricas experiências culturais e gastronômicas.
“A FITA será uma grande oportunidade para os empreendimentos serem divulgados e os visitantes descobrirem toda a potencialidade turística da região tapajônica e de vários cantos do Pará. O resultado disso, com certeza, serão bons negócios e experiências inesquecíveis”.
Rubens Magno – Diretor-superintendente do Sebrae/PA .
Segundo o diretor, nesse cenário de COP30, “as possibilidades com a FITA serão, sem dúvida, passos importantes para a abertura de mercado e para o fortalecimento do turismo em nosso estado”.
Programação
Neste sábado (24), das 14h às 15h, o público poderá participar da palestra “Bioeconomia e turismo: explorando as oportunidades sustentáveis na Amazônia, com Iza Bacelar, agente de roteiro turístico de Santarém. Das 15h às 16h, será realizado um pitch de experiências do Sebrae/PA, com representantes de empresas que fazem a Rota das Andorinhas, Rota do Búfalo Marajoara, Rota da Imigração Japonesa, Rota Passos da Fé, e Rota do Chocolate da Amazônia. Encerrando o sábado, das 18h às 19h, Anuska volta a falar sobre o tema “Venha ganhar com a COP 30 e o Sebrae”.
As inscrições online, assim como a programação da feira.
Sobre a FITA
Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a FITA abordará o tema “Amazônia Viva: Encontros Mágicos nos rios Tapajós e Amazonas”, integrando a discussão à temática da COP 30, que será sediada em Belém, em novembro de 2025. Esta edição é a primeira da FITA realizada fora da capital paraense.
O destaque nos estandes e palestras da feira será a biodiversidade da região tapajônica, promovendo experiências autênticas e sustentáveis, enquanto enfatiza a Amazônia como um local único para encontros memoráveis com a natureza e a cultura local.