Fiscaliza Belém intensifica combate ao descarte irregular de lixo na região distrital da Sacramenta
O Fiscaliza Belém, grupo de trabalho da Prefeitura de Belém intensificou nesta semana o serviço de fiscalização e busca ativa de crimes ambientais no Distrito Administrativo de Sacramenta (Dasac), que reúne bairros como Pedreira, Sacramenta, Barreiro e Telégrafo. Composto por diversas secretarias municipais, o objetivo é combater descarte irregular de lixo na cidade.
Somente pela manhã desta sexta-feira, 23, houve o flagrante de descarte irregular de lixo nos canais da Antônio Baena, da Pirajá, São Joaquim e da Visconde de Inhaúma, além da travessa Alferes Costa, áreas consideradas críticas de descarte irregular de lixo, identificadas pelos fiscais do Fiscaliza Belém no Dasac.
O motivo de intensificar esforços na região distrital foi por conta de um levantamento do Fiscaliza Belém, que apontou um grande número de denúncias realizadas por moradores dos quatro bairros, registradas pelo Disque Denúncia da Guarda Municipal de Belém (GMB): 153.
Outra justificativa para intensificar a fiscalização no Dasac, pontuou a organização dos trabalhos, foi revelada por meio de um balanço realizado por técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Saneamento (Sesan), apontando que os pontos mais críticos de descarte irregular de lixo na capital paraense estão na área desse distrito.
Pesquisa
Uma pesquisa feita pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre o descarte irregular em Beléma, revelou que o Distrito da Sacramenta aparece em quinto lugar como o distrito onde há mais crimes ambientais e descarte irregular de lixo. “Isso também justificou o reforço do nosso trabalho na área”, explicou a assessora do Fiscaliza Belém, Maria José Rodrigues.
Segundo a autônoma e moradora do bairro da Pedreira, próximo ao canal da Pirajá, Maria de Nazaré Moreira, a coleta de lixo ocorre com frequência no local, mas, segundo ela, a própria população insiste em sujar novamente as vias e os canais.“Nós temos que ter consciência e não sujar a cidade, respeitando o horário da coleta de lixo”.
Balanço – Toda segunda-feira é divulgado um balanço pelo Fiscaliza Belém referente às apreensões e autuações realizadas pelos fiscais do programa em situações flagrantes de crimes ambientais na cidade. Entre os dias 12 e 17 de agosto, foram feitas apreensões de sete veículos, entre carroças e bicicletas, e aplicou três multas em veículos que estavam realizando descarte irregular de lixo em Belém.
Fiscaliza Belém
As ações do Fiscaliza Belém iniciaram no dia 8 de agosto, com o envolvimento das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Saneamento (Sesan), Saúde (Sesma), Guarda Municipal, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e demais órgãos municipais, com o objetivo de combater e atender com mais agilidade as denúncias de crimes ambientais na cidade realizadas pelo Disque Denúncia da GMB, que recebe denúncias por meio do número 153 durante 24h.
Em breve um aplicativo de celular, que está sendo desenvolvido pela Companhia de Informática de Belém (Cinbesa). O app visa atender denúncias da população a respeito de crimes ambientais registrados na capital paraense, incluindo envio de fotos e vídeos dos flagrantes.
Fonte: Agência Belém