O Fato do Dia

Acordo entre Alepa e Interlegis trará modernização do Poder Legislativo

A próxima reunião do Programa, será no dia 6 de novembro, na sede do Parlamento estadual, que funciona no Palácio Cabanagem.

Uma equipe técnica da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) participou, dia 21 de agosto, de uma reunião na sede do Programa de Integração e Modernização do Poder Legislativo ( Interlegis)em Brasília. O objetivo da visita técnica foram as tratativas relativas ao encontro nacional que ocorrerá dia 6 de novembro e as iniciativas necessárias para cumprir o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre as duas instituições, voltado para implementar ações de modernização do Poder Legislativo paraense.
Ao lado do assessor do senador Jader Barbalho, participaram os assessores técnicos da Alepa: Francisco Martins Júnior, analista legislativo; Andréa Baia, auditora-chefe; Rebecca Hesketh, secretária legislativa e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico; Alda Dantas, coordenadora da Assessoria de Imprensa e Divulgação; Danielle Cavalcante, analista de redação de plenário; Rossana Failache, técnica da Secretaria Legislativa; e Orêncio Coutinho, diretor do Centro de Processamento de Dados (CDP). No Senado Federal, os encontros foram com André Luiz dos Santos Rodrigues, ajudante parlamentar pleno; Debora Silva Barroso Pais, chefe de Gestão de Oficinas e Encontros Interlegis; e Marco Antônio Pereira Dos Reis, chefe de relacionamento do Programa Interlegis.
A próxima reunião do Programa, será no dia 6 de novembro, na sede do Parlamento estadual, que funciona no Palácio Cabanagem.
Senador Jader Barbalho  Foto: Divulgação
Os servidores também entregaram os documentos necessários para iniciar as tratativas para as oficinas de capacitação dos servidores da Alepa. Devido a escolha de Belém para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), um dos motes escolhidos foi sustentabilidade. E para preparar melhor o serviço público para as transições tecnológicas, o segundo eixo temático escolhido pelo presidente Chicão foi inteligência artificial.
“Sabemos da importância de nos preparar para a COP30. Precisamos, enquanto Casa do Povo, enquanto Poder Legislativo, estar qualificados para falar sobre mudanças climáticas. Além disso, estamos atravessando uma transformação digital, e é preciso compreender melhor os processos para usar as ferramentas tecnológicas a favor da população, afinal, somos prestadores de serviço. Agradeço, em nome da equipe, todo o apoio conferido a nós pelo senador Jader Barbalho, que tem sido um grande parceiro e mediador nesse acordo de cooperação com o Interlegis”, declarou o presidente Chicão.
Crédito: Balthazar Costa – AID – Comunicação Social
O Acordo de Cooperação Técnica foi criado para estabelecer e regular a participação da Alepa no Interlegis. O programa é integrado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e foi criado para ser um canal facilitador da modernização nas casas legislativas de todo o país, sejam estaduais ou municipais.
Entre os objetivos do acordo estão promover a operacionalização da Comunidade Virtual do Poder Legislativo; promover a capacitação e o intercâmbio de conhecimentos e tecnologia da informação com o fim de aumentar a eficiência das casas legislativas; estimular a produção, captação e disseminação de informações de interesse dos legisladores brasileiros de forma a democratizar o acesso às informações necessárias ao desempenho de suas funções legislativas; além de estimular e promover a participação cidadã nos processos legislativos.

Fonte: Ascom/Alepa/Reportagem: Natália Mello-/AID – Comunicação Social/Edição: Natália Mello- AID – Comunicação Social

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo