Limpeza compartilhada em condomínios vira tendência no país
Com mais de 90 mil atendimentos mensais em todo o país, rede percebeu o aumento desse tipo de demanda entre seus clientes
O crescimento das grandes cidades traz consigo um aumento de novas moradias, entre elas se destacam os condomínios residenciais, que movimentam o setor de serviços especializados para esse tipo de público. De acordo com o último levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Serviços e Outros Negócios alcançou um crescimento de 25,3% no 1° trimestre de 2024, com o registro de 11,7% das operações ativas no segmento, que incorpora mercados autônomos, condomínios residenciais, por exemplo. A Maria Brasileira, rede de limpeza residencial e empresarial, notou o aumento da demanda por limpeza especializada e, como os serviços são contratados por carga horária, em algumas unidades há a possibilidade de adesão específica para os casos de compartilhamentos entre vizinhos, por exemplo.
Com uma gama de serviços oferecidos, a rede entendeu que o crescimento de apartamentos com menores metragens influenciou diretamente na procura por limpeza compartilhada. Essa opção de compartilhamento é pensada para atender às necessidades específicas dos moradores, como explica o CEO da rede, Felipe Buranello. “Ao contratar uma limpeza, o cliente fecha um determinado período para a facilitadora realizar o serviço. A proposta é a de que, ao invés da facilitadora ficar todas as horas em um único apartamento, que é pequeno e não tem necessidade de tanto tempo para a limpeza, o cliente compartilhe esse serviço com alguém do mesmo condomínio e divida as horas contratadas”, destaca o CEO.
Além da redução de custos, essa modalidade também permite uma personalização e flexibilidade aos residentes. “A economia é a principal vantagem nesse caso. Ao compartilhar o serviço, os moradores reduzem os gastos em comparação com a contratação individual. Além disso, há também a facilidade de escolha na frequência e nos horários, já que há a possibilidade de personalizar os serviços de acordo com suas preferências e necessidades”, completa Buranello.
O investimento em negócios de proximidade, além de facilitar a vida dos moradores, também amplia a atuação das empresas que os atendem. “Precisamos acompanhar essa evolução nos serviços convenientes, já que essa é uma tendência de mercado. Dessa maneira, além de contribuir financeiramente, também contribuímos para um ambiente mais colaborativo nas cidades”, finaliza.
Sobre a Maria Brasileira
Criada em 2012, a Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país que também foi eleita destaque como franqueadora do ano pela ABF. Com mais de 90 mil atendimentos por mês, está presente em todos os estados do Brasil com mais de 490 unidades, oferecendo serviços de limpeza residencial, limpeza empresarial, passadeira, limpeza pós-obra, sanitização e limpeza especializada em vidros.
Fonte: Markable Comunicação
Por: Julia Nascimento