Semec: Educação do Campo das Águas e das Florestas de Belém brilha na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro
A Educação do Campo das Águas e das Florestas de Belém marca presença e encanta o público na 27ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.
O estande da Secretaria Municipal de Educação (Semec) destaca de forma especial a Educação do Campo e abraça as tradições e saberes dos povos ribeirinhos, quilombolas e indígenas, proporcionando uma imersão na realidade das comunidades que vivem nas regiões ribeirinhas e florestais do município.
Valorização – As iniciativas apresentadas no espaço ilustraram o compromisso com a valorização da educação, que unem o ensino tradicional com o respeito às práticas culturais e ao conhecimento ancestral das populações que habitam as águas e as florestas da Amazônia.
“São várias identidades que compõem nossos territórios e nossas Amazônias, então, hoje foi muito potente por reunir diversos estudantes das nossas escolas das ilhas, que tiveram a oportunidade de expor seus saberes e compartilhar as experiências da rede municipal”, explica o coordenador da da Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Coecaf), Jenijunio Santos.
Inclusão da comunidade
Durante a programação da abertura da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, educadores, estudantes e gestores compartilharam experiências sobre a implementação de projetos pedagógicos, que visam a inclusão das comunidades na construção de uma educação pública e de qualidade.
A diretora da Escola Municipal da Educação Infantil (EMEI) Cotijuba, professora Marinna Muniz, conta que é um momento ímpar poder representar as situações de aprendizagem dentro dos espaços da comunidade escolar.
“Nossa Emei é reconhecida por meio do projeto de leitura e inovação, o “Redário Literário”. Então, contar essas experiências e aprender com as nossas crianças, por meio da leitura e do balançar das redes, levamos o aprendizado e o saber em nossa ilha”, pontuou Marinna.
Envolvimento – A presença da Educação do Campo das Águas e das Florestas de Belém no evento chama a atenção para a importância de uma educação inclusiva. Ivila de Castro, mãe da Maria Laura, visitaram o estande da Semec e contaram sobre a temática deste sábado, 17.
“Foi muito importante ver o trabalho das escolas do campo e mais legal que a minha filha pode ter o contato com alguns materiais de artesanato das comunidades ribeirinhas e ela ficou bem envolvida com a programação”, relatou Ivila.
O estande da Semec segue com uma programação diversificada na 27ª Feira do Livro, mostrando os trabalhos das coordenações pedagógicas até o próximo domingo, 24.
Fonte: Agência Belém