Mercado

1.600 estudantes, das primeiras turmas do ‘Capacita COP30’, recebem certificação do Governo do Pará

Alunos de oito municípios participaram de 48 cursos gratuitos nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança do trabalho

O Governo do Pará entregou, nesta terça-feira (13), os certificados de conclusão para 1.600 alunos das primeiras turmas de 48 cursos do programa Capacita COP 30, uma iniciativa desenvolvida pelo Estado com auxílio de mais de 20 parceiros entre órgãos públicos, instituições de ensino e membros da iniciativa privada. Todos com o objetivo de qualificar a mão de obra paraense para a COP 30, que irá ocorrer em novembro de 2025, em Belém. A ação de qualificação também quer incentivar o desenvolvimento permanente do turismo regional.

“Disponibilizamos vagas em cursos que têm como foco diversas atividades, mas destacando a área de serviço e hospitalidade, cursos de idiomas e serviços voltados à receptividade – tudo atrelado ao incremento da demanda turística que a COP 30 estará atraindo, de diversos públicos para a nossa capital”, disse o governador Helder Barbalho, na entrega dos certificados aos concluintes.

“O Capacita COP 30 cumpre seu papel, e, na data de hoje, já se efetiva a primeira etapa de reconhecimento do aprendizado com a certificação para 1.600 pessoas que aderiram ao programa. Isso representa um passo decisivo para a qualificação de mão de obra e formalização de um novo mercado de trabalho, de um exército de pessoas que estarão qualificadas e prontas para atender a população’, destaca o governador.

Foto: Marco Santos/Agência Pará

Além da qualificação, o Governo também irá facilitar a absorção dos estudantes do programa no mercado de trabalho. “Estamos criando um banco de dados daqueles que fizeram os cursos de capacitação, e esses dados serão disponibilizados tanto para a iniciativa privada quanto para o poder público. É uma importante ferramenta para que a gente possa aproveitar a mão de obra de homens e mulheres do nosso Estado que querem trabalhar e possam nos ajudar a realizar este grande evento em Belém”, disse a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual para a Realização da COP 30, Hana Ghassan.

A estudante Sara Camille, de 24 anos, foi uma dessas pessoas que procurou os cursos do Capacita COP 30, visando uma vaga em um mercado em expansão. “O meu curso foi marketing para hotelaria. Achei um curso importante porque vai ser muito procurado quando começar a COP 30. As minhas expectativas são as melhores. Fiz o curso com vontade de aprender e melhorar meus conhecimentos”, disse a jovem.

Foto: Marco Santos/Agência Pará

Helen Monteiro trabalha como recepcionista, e ao ver que o Capacita COP 30 oferecia cursos na sua área, não pensou duas vezes: “É muito importante pra gente fazer um curso desse, se capacitar, aproveitar a oportunidade que o Governo está dando pra gente. Eu consegui me desenvolver mais ainda na minha área e aprendi coisas novas. Eu achava que já sabia de tudo, mas aprendi muita coisa relacionada a eventos. Esses cursos geram oportunidade para muitas pessoas que estão acomodadas, ou não podem pagar cursos caros, então é importante para a população aproveitar essa oportunidade de se qualificar e exercer seu sonho. Agora estou pronta para a COP 30!”, comemora.

O programa Capacita COP 30, inicialmente, previa qualificar 12 mil pessoas até a realização da COP, mas durante a cerimônia de certificação da primeira turma o Governo do Pará confirmou novas parcerias com empresas multinacionais e instituições de ensino, o que elevará a oferta de vagas a 22 mil até o ano que vem.

“Estamos tendo a adesão de outras empresas da iniciativa privada, como por exemplo a Coca-Cola e a Cielo. O Instituto Federal do Pará (IFPA) está criando mais 10 mil vagas a serem oferecidas para nossa população, e o Estado, com isso, constrói uma fonte importante entre quem quer trabalhar e aquele que está buscando uma mão de obra qualificada, não apenas na iniciativa privada, mas também nós, do setor público, que iremos demandar mão de obra para a realização do grande evento que será a COP 30”, afirma a vice-governadora Hana Ghassan.

Foto: Marco Santos/Agência Pará

O programa Capacita COP 30 será responsável por um dos mais importantes legados da COP ao Estado do Pará, elevando a qualidade da mão de obra ligada à hospitalidade, lazer e infraestrutura a um novo patamar não apenas na capital paraense.

“É importante ressaltar que essas 1.600 pessoas certificadas participaram de 48 cursos distribuídos por oito municípios do Estado do Pará, não apenas em Belém. Portanto a COP proporciona um legado para além da nossa capital, atingindo diversas regiões do Estado”, afirmou a vice-governadora.

A meta do Governo do Pará é, através da qualificação profissional, criar mecanismos para incentivar o turismo como uma nova atividade econômica do Estado, gerando oportunidades de emprego e renda para toda população de todo o Pará.

Foto: Marco Santos/Agência Pará

Para isso, aulas acontecem em polos distribuídos pela Região Metropolitana de Belém, Santarém, Marajó e o nordeste do Estado. Além de cursos presenciais, o projeto oferece ensino a distância, acessível para pessoas de qualquer lugar do Estado. A previsão do Governo do Pará é que, com a chegada dos novos parceiros, até a realização da COP mais de 22 mil alunos tenham se graduado nos cursos ofertados pelo Capacita.

Isaac Silva concluiu o curso de gestão de turismo sustentável. Ele, que já trabalhava como gerente de loja, acredita que a certificação expandiu seus conhecimentos. “Eu já trabalhava na área de gestão, e quando a COP 30 me deu oportunidade eu agarrei de primeira, porque tendo o certificado posso comprovar que sou habilitado para seguir no que faço. O curso me qualifica e me dá credibilidade para atuar na minha área”, destaca Isaac.

Situação semelhante viveu Emerson Costa. Ele trabalha com gastronomia, e fez o curso de manipulação de alimentos para ampliar seus conhecimentos. “A qualificação é importante em diversas áreas da nossa vida. Conhecimento é sempre importante, seja a área que for. A COP 30 traz um leque de oportunidades em diversas áreas para aqueles que querem um diferencial na sua carreira”, disse Emerson, que considera o cuidado com os alimentos um pré-requisito para quem quer trabalhar na área.

“Eu aprendi a trabalhar com segurança alimentar, porque hoje vemos muitas pessoas vendendo comida sem o menor conhecimento sobre manipulação e cuidado com os alimentos, e o curso trouxe isso pra nós. A saúde é fundamental, você tem que fazer o alimento com cuidado, com eficiência e conhecimento para trazer bem-estar para aqueles que estão consumindo aquilo”, conclui.

Sobre o projeto – O programa Capacita COP 30 foi lançado pelo Governo do Pará em março de 2024 para preparar a mão de obra para a COP. Desde 8 de março, o Capacita oferta ao todo 67 cursos nas áreas de turismo, produção alimentícia, infraestrutura e segurança do trabalho. As aulas são ministradas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) com o apoio de outras secretarias e entidades parceiras.

Todos os alunos graduados pelo programa recebem um selo especial em seus certificados, atestando que eles foram qualificados para atuar como mão de obra voltada para a realização da Conferência Climática da ONU em Belém, e farão parte de um banco de talentos que permite a absorção pela iniciativa privada ou órgãos do Governo que necessitem de mão de obra qualificada. 

Entre os cursos mais procurados estão os de idiomas, especialmente de língua inglesa, que facilitará a comunicação de prestadores de serviços com visitantes de outros países antes, durante e depois da COP.

Serviço:  Para mais informações e inscrições nos cursos de capacitação basta acessar a plataforma capacitacop30.pa.gov.br.

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo