Em Juruti, Governo do Pará assina a Ordem de Serviço para construção do novo Tribódromo
O espaço recebe uma das maiores manifestações culturais da Amazônia, o Festival das Tribos Indígenas – Festribal, que resgata em forma de espetáculo a cultura indígena nativa do município paraense
Em agenda no município de Juruti, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, assinou nesta segunda-feira, 5, a Ordem de Serviço para as obras do Novo Centro Cultural Tribódromo, espaço que recebe uma das maiores manifestações culturais da Amazônia, o Festival das Tribos Indígenas – Festribal, que resgata em forma de espetáculo a cultura indígena nativa do município paraense.
“Sei que o Novo Tribódromo é um grande anseio da população. O nosso governador, Helder Barbalho, esteve aqui dando a palavra de que o Governo do Estado iria apoiar o município nessa obra que é de extrema importância não apenas para a questão cultural, mas também social, gerando emprego e renda, pois as nossas obras são feitas por trabalhadores locais. O investimento nesse equipamento, que recebe um dos mais importantes festivais do Brasil, vai alavancar ainda mais o turismo. Vamos ser sede do maior evento do clima no mundo, que é a COP 30, onde muitos vêm conhecer as nossas belezas e riquezas naturais, e Juruti é um dos municípios que têm do que se orgulhar e mostrar a nossa bela cultura”, afirmou a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.
Hana enfatizou a importância do Festribal, realizado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, que teve a Tribo Munduruku como campeã em 2024.
A obra de reconstrução do Tribódromo, executado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), vai garantir a ampliação e modernização das tribunas de honra; construção de 16 camarotes, salas multiuso, auditório, cabines de venda de ingresso e controles de acesso; criação de um espaço terraço-jardim; 8 rampas nos padrões de acessibilidade; ampliação da capacidade para cerca de 10 mil espectadores; urbanização do entorno com calçamentos e criação de áreas verdes; além da modernização de todas as instalações – hidrossanitária, elétrica e combate a incêndio.
“Todos nós sabemos que o Pará se destaca pelas suas diversidades culturais e folclóricas, os grandes eventos, e Juruti tem a linda festa do Festival das Tribos. O Estado não poderia se ausentar de um evento dessa magnitude, que reúne milhares de pessoas, e hoje temos a satisfação de poder contribuir não só com a cultura de Juruti, mas de toda a Região Baixo Amazonas. O Novo Tribódromo vai trazer mais qualidade e amplitude ao Festribal, assim como conforto aos visitantes, pois terá a sua capacidade praticamente duplicada”, pontuou o titular da Seop, Ruy Cabral.
Fonte: Agência Pará