Mercado

Projeto incentiva desenvolvimento sustentável de produtores em Oriximiná

Em parceria com a Coopaflora e NeSst Brasil, a startup ManejeBem promove projeto que leva assistência técnica agrícola para comunidades indígenas, quilombolas e assentados.

A capacitação de assentados, quilombolas e indígenas em regiões isoladas do do Brasil é de extrema importância, por isso a startup ManejeBem está atuando no norte do país, levando práticas modernas e sustentáveis de cultivo que podem garantir uma produção mais eficiente e de maior qualidade, contribuindo para a segurança alimentar, manejo adequado dos recursos naturais e o empoderamento dos produtores rurais e extrativistas, dando-lhes as ferramentas e o conhecimento necessários para se tornarem autossuficientes e resilientes. 

O projeto  COOPATEC, em parceria com Coopaflora (Cooperativa Mista dos Povos e Comunidades Tradicionais da Calha Norte)  e NeSst Brasil, leva  uma rede de suporte especializados e assistência técnica agrícola, facilitando a troca de conhecimentos e experiências entre produtores e extrativistas. 

Com duração de um ano, a iniciativa deve abranger produtores e extrativistas assentados, indígenas e quilombolas. “O projeto COOPATEC é uma iniciativa dedicada a fornecer assistência técnica agrícola para comunidades indígenas, quilombolas e assentados. O objetivo é compartilhar conhecimento especializado com produtores e extrativistas, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das práticas agrícolas. A assistência técnica é oferecida de forma online, garantindo acessibilidade e alcance. Esse esforço tem proporcionado grande satisfação e tem feito uma diferença significativa na vida desses produtores, contribuindo para o fortalecimento de suas atividades e a promoção de sua autonomia econômica e social”, destaca a COO da ManejeBem Caroline Luiz Pimenta.

O projeto tem a capacidade de 500 beneficiários que atuam dentro município de Oriximiná, no Pará, uma região que possui uma forte cultura de produção rural familiar. Localizada na região amazônica, a cidade tem uma economia predominantemente baseada na agricultura, pesca, extrativismo vegetal e pecuária, atividades que são amplamente conduzidas por famílias locais. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp: +55(98)992487263.

A Cooperativa Mista dos Povos e Comunidades Tradicionais da Calha Norte (Coopaflora) se dedica a manter os meios de subsistência das comunidades tradicionais e a proteger as terras florestais das quais dependem para sua sobrevivência. Ela se esforça para fortalecer a união de diferentes grupos étnicos na defesa de seus territórios e promover a coleta sustentável de produtos oriundos da floresta.

A ManejeBem é uma startup que ajuda empresas a alcançarem metas de ESG através do desenvolvimento de comunidades agrícolas vulneráveis, unindo empresas que procuram caminhos para alcançar suas metas de sustentabilidade e comunidades de produtores rurais que necessitam de capacitação e que se encontram em situação de vulnerabilidade. Desde sua fundação, há 6 anos, a empresa já impactou a vida de mais de 1 milhão de produtores familiares e técnicos agrícolas, espalhados por mais de 17 estados brasileiros, em 210 municípios, com 35 projetos executados. “Alcançando 80% de melhoria no nível de sustentabilidade desse lugares, a ManejeBem surgiu para suprir a falta de capacitação tecnológica focada nos produtores familiares, unindo essas comunidades com empresas que desejam trabalhar o ESG de forma transparente e com resultados tangíveis, recebendo a garantia de que todas as ações e recursos utilizados resultem na transformação da vida de famílias vulneráveis e preservação ambiental“, diz Caroline Luiz Pimenta.

Foto: Divulgação

 

Fonte: Pacom360

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo