ESPM lança livro “Eu, advogado? O futuro do Direito e o Direito do futuro” com olhar dos principais nomes do mercado sobre os desafios da profissão
Livro terá distribuição gratuita a participantes do evento “Reforma Tributária e suas implicações no meio de comunicação”, dia 6 de agosto na ESPM São Paulo
A ESPM, escola referência em Marketing e Inovação voltada para negócios, acaba de lançar o livro “Eu, advogado? O futuro do Direito e o Direito do futuro”, obra composta por opiniões de 21 juristas e advogados de renome como José Eduardo Cardozo, Ives Gandra Martins, Renato Opice Blum, Alberto Zacharias Toron, André Porto Alegre, Eduardo Felipe Matias, Juliana Albuquerque, Andressa de Barros Figueiredo, Ricardo de Carvalho Aprigliano, Samuel Bueno, Marcelo Crespo, Luiz Carlos Dutra, Douglas Mota, Esther Flesch, Fábio de Sá Cesnik, Luiz Borges D’Urso, Flávio Filizzola D’Urso, Marcus Vinícius Côelho, Mônica Rossi, Thomas Felsberg e Annelise Eger. A obra terá distribuição gratuita no evento “Reforma Tributária e suas implicações nos meios de comunicação”, realizado em 6 de agosto, no campus da ESPM São Paulo, Vila Mariana, com inscrições pelo site
O livro tem o objetivo de orientar jovens do ensino médio que estejam considerando construir suas carreiras no universo jurídico e estimular os estudantes do curso de graduação de Direito da ESPM para um olhar no futuro. Também lança luz e indaga a respeito do Direito do Futuro, pautado pela extraordinária revolução no campo digital. Segundo o ex-presidente do Brasil, Michel Temer, que o prefaciou, “trata-se de uma obra ímpar para os dias atuais e pela importância em pensar no futuro do Direito com texto detalhista e pormenorizado no trato dos interesses do país, não eximindo a Constituição de 1988, a tratar dos instrumentos estruturais do Estado”.
Com 230 páginas, a obra apresenta um olhar sobre o Direito por vários juristas que perpassa as grandes transformações que ocorrem no país, não esquecendo o seu lado humano e social. Cada autor teve na condução de seu pensamento uma visão do direito do futuro e o quanto a transformação digital e a gestão da inovação são complementares, cuja eficácia de um depende umbilicalmente do êxito no regular desenvolvimento da outra.
O advogado ou a advogada do futuro, ao longo de sua carreira, passa por transformações aceleradas. Estar sempre disposto a aprender, acompanhar as tendências e desenvolver novas habilidades. Ser um “ser curioso”. O advogado do futuro não se limita a perseguir uma carreira de sucesso, mas busca causar um impacto positivo no mundo.
No artigo Seja curioso. Abrace tendências. Desenvolva habilidades. Repita, Eduardo Felipe Matias, sócio do escritório Elias, Matias Advogados, destaca que sem aderir às inovações tecnológicas, os advogados correm o risco de ficar para trás e devem considerar que o Direito Digital é uma das áreas mais promissoras do cenário jurídico atual. “Acompanhar a evolução depende de se engajar… Para ser bem-sucedido em sua profissão, o advogado do futuro precisará manter sua curiosidade acesa por toda a vida”.
Em Revolução Digital na Advocacia, Andressa de Barros Figueiredo, CEO do Fragata e Antunes Advogados, destaca as mudanças de hábitos, influenciados por tanta tecnologia que atravessa tantas áreas que envolvem nossas vidas. “Quem inova são as pessoas. Quem transforma são as pessoas… o caráter do profissional de Direito é seu destino. Ser proativo, atualizado, multidisciplinar, é caminhar para um destino profissional em conformidade com as exigências e necessidades do mercado”.
No O futuro do Estado e do Direito: humanismo ou barbárie?, José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça, ex-Advogado Geral da União e professor de Teoria do Direito da ESPM, define que estamos vivendo em um período de transição, embora não saibamos para onde estamos indo. “Podemos sonhar, projetar o futuro, defender pontos de vista, construir dogmas e utopias. Tudo poderá desaparecer diante dos ventos do futuro. Somente o exercício democrático amplo e radicalizado poderá produzir consciências críticas e humanistas. Esse nos parece ser o futuro do direito e do estado que sonhamos, afugentando o fantasma do autoritarismo de direita e de esquerda”.
A reinvenção da carreira jurídica perpassa hoje por toneladas de informações que criaram o paradoxo da escolha e dificultam a tomada de decisão. Os processos atuais são eletrônicos, as audiências, despachos e julgamentos são realizados em ambientes on-line. Os robôs também desempenham função programada de filtrar recursos, “ler” e categorizar petições, ordenar andamentos e mesmo produzir algumas decisões judiciais (no todo ou em parte).
“Quando tudo levaria a crer que tanta automação e automatização liberaria mais tempo para as pessoas, na realidade o que se percebe é um paradoxo no qual o recurso mais escasso e precioso é justamente o tempo. O futuro do Direito está muito mais inclinado à disrupção e à inquietude (provocada pelo inconformismo propositivo), às perguntas, à conexão de ideias e pessoas. Mais do que um traço tradicional, o Direito é, principalmente, dinâmico”, analisa Samuel Bueno, sócio da /asbz e auditor do Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol.
“Eu, advogado? O futuro do Direito e o Direito do futuro” se compatibiliza com os tempos atuais, especialmente porque serve como incentivo àqueles que pretendem seguir a carreira em Direito. A obra estará disponível no evento “Reforma Tributária e suas implicações nos meios de comunicação”, realizado em 6 de agosto, no campus da ESPM São Paulo, Vila Mariana. Também será entregue de forma gratuita para gestores, coordenares pedagógicos e estudantes em mais de 100 escolas da rede pública e privada de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Curitiba, Salvador, distrito Federal e Belo Horizonte.
Serviço
Título: Eu, advogado? O futuro do Direito e o Direito do futuro
Autores: vários
Págs: 230
ESPM / 2024
Evento: “Reforma Tributária e suas implicações nos meios de comunicação”
Acontece: 6 de agosto
Horário: das 8h30 às 11h30
Campus da ESPM São Paulo
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana
Inscrições pelo site
Fonte: Nova PR