Governador entrega o Novo Mercado de Americano, em Santa Izabel do Pará
O local conta com três áreas internas de circulação, dois depósitos, banheiros, boxes para a venda de frutas, legumes, verduras, mariscos e outros gêneros alimentícios, uma área de açougue e mais cinco lojas
O governador do Pará, Helder Barbalho, em agenda no município de Santa Izabel do Pará, Região de Integração do Guamá, realizou a entrega de obras e serviços à população, entre elas, o Novo Mercado Municipal do Distrito de Americano. O equipamento público, entregue pelo Estado, atende as condições de higiene e passa a abrigar diversas atividades comerciais autônomas, em um ambiente mais adequado para comerciantes e consumidores.
“É com muita alegria e satisfação que estou aqui, no Distrito de Americano, nesse momento de entrega de obras, de parcerias em benefício da cidade de Santa Izabel do Pará. Quero festejar e destacar o Mercado de Americano. Como todo mundo sabe, o Pará tem a capital do açaí, que é Igarapé-Miri. Só que o açaí, sozinho, fica ‘como um pedaço da laranja’. Para ficar completo, o açaí tem que ter a tapioca, que no Pará, tem como capital, o Distrito de Americano. É a produção rural, a força do produtor do município, e com este novo espaço, com organização, higiene e ambiente adequado para quem trabalha e consome, a cidade fica mais equipada e estruturada”, destacou o chefe do Executivo paraense.
Com os serviços executados por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), o Novo Mercado de Americano conta com três áreas internas de circulação, dois depósitos, banheiros masculino e feminino, 11 boxes para a venda de frutas, legumes, verduras, mariscos e outros gêneros alimentícios, uma área de açougue e mais cinco lojas.
Para a feirante Ana Cláudia dos Santos, que conheceu o box em que vai realizar a venda de mariscos, o novo ambiente vai ajudar no crescimento das vendas. “Antes era uma situação crítica, sem segurança, um mercado defasado. O movimento era pouco devido ao estado que estava, precisava de uma obra como essa, uma reforma geral. Hoje estou aqui, feliz da vida. O mercado está novo. No momento só estava vendendo camarão e agora vou incrementar com outros tipos de mariscos, já tem encomenda. O movimento vai melhorar”, falou.
Açougueiro há 20 anos, Carlos Augusto estava descrente na obra do mercado, mas, conforme o trabalhador, o movimento dos clientes que antes era pequeno, agora, a realidade será outra a partir do novo equipamento público entregue pelo Governo do Pará. “Eu não acreditei muito e agora estamos vendo o novo espaço. Quero agradecer muito ao governador Helder Barbalho, nunca teve uma reforma como essa aqui. Estamos muito felizes com a entrega do Novo Mercado. É só agradecer e amanhã, se Deus quiser, já estarei aqui, vendendo a minha carnezinha”, pontuou.
Para o titular da Seop, Ruy Cabral, obras em feiras e mercados beneficiam diretamente o dia a dia dos munícipes. “O comerciante passa a ter um espaço higiênico, o que evita a proliferação de diversas doenças. Além disso, mantém e gera empregos, fazendo a economia local crescer. E também podemos destacar a população consumidora, que sai de casa sabendo que pode fazer as compras em um ambiente confortável e seguro”, destacou o secretário.
Fonte: Agência Pará