Obras garantem melhorias estruturais nos prédios da UEPA em Belém e no interior do Estado
Os serviços executados incluem obras estruturais, parte elétrica, banheiros e drenagem pluvial
Para manter a qualidade das edificações da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Coordenação de Arquitetura e Engenharia (CAE) da instituição, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Planejamento, realiza uma série de obras de manutenção predial em vários espaços da universidade.
Atualmente, os serviços contemplam, em Belém, o Campus III, com obra no ginásio de ginástica, vestiários do parque aquático; o Campus IV, que tem serviços executados na cobertura, revisão da alimentação elétrica da plataforma e dos circuitos de refrigeração do bloco de salas de aula e laboratórios; o Campus V, que terá retirada do vazamento de água potável; Planetário do Pará, que passa por serviços de impermeabilização da calha e de drenagem pluvial.
No município de Paragominas, é realizado o deslocamento da subestação e reforma do telhado da passarela e do laboratório de engenharia florestal. Já no campus de Conceição do Araguaia é feita a manutenção passarela; em Marabá, são executados serviços no sistema elétrico do bloco 2; em São Miguel do Guamá os espaços estão sendo adaptados em prol da acessibilidade; em Santarém, a obra é realizada na sala de dança e nos banheiros; em Redenção os serviços são feitos nas instalações de para-raios e da cobertura da biblioteca e auditório; em Vigia o Estado realiza obra na subestação; em Cametá são executados serviços na estrutura do prédio da incubadora e nas coberturas e instalações elétricas do prédio da coordenação; por fim, em Castanhal, os quadros de energia elétrica e da caixa d’água recebem as obras do governo.
Os recursos para as obras foram obtidos a partir do levantamento das demandas de manutenção predial nos campi. Em 2023, foi realizada uma licitação de Ata de Registro de Preços para manutenção predial, permitindo a execução de vários serviços de engenharia nos campi da universidade por meio de contratos com a empresa vencedora, conforme a previsão orçamentária anual e as necessidades emergenciais. “Este procedimento agiliza o processo de licitação porque contempla, em uma única modalidade, todos os campi da Uepa para os serviços descritos”, destaca Mauro Bevilaqua, titular da CAE.
Mauro também destaca que “os serviços executados nos prédios da Universidade são de manutenção preventiva e corretiva. Neste sentido, contribui para evitar danos em outros componentes construtivos da edificação, bem como garantir um melhor funcionamento e uso dos espaços, tendo em vista os seguintes objetivos: conforto e adequação ambiental, acessibilidade e proteção das pessoas e equipamentos”.
Desta forma, a Uepa reforça o seu compromisso com a preservação e a melhoria de suas instalações por meio de uma gestão eficiente e planejada das obras de manutenção predial, que repercute na qualidade de vida tantos dos estudantes e profissionais que atuam na instituição, como da comunidade em geral, que é atendida em diversos serviços diretos prestados em instalações da universidade.
Fonte: Agência Pará
Por Marília Jardim (UEPA)