‘Caravana do Asfalto’ garante pavimentação em vias de Marapanim e Santa Maria do Pará
A autorização para as obras foi assinada pela vice-governadora Hana Ghassan. Neste ano, o Estado já levou mais asfaltamento para 38 municípios.
A “Caravana do Asfalto” em 2024 chegou a Marapanim e Santa Maria do Pará nesta segunda-feira (22). A vice-governadora Hana Ghassan assinou as Ordens de Serviço que garantem mais pavimentação asfáltica para vias nos dois municípios da Região de Integração Guamá, no nordeste paraense.
“Nós temos um propósito. O nosso governador Helder Barbalho sempre me diz: ‘Hana, a prioridade é cuidar das pessoas, daqueles que mais precisam. Estamos trazendo dois dos mais importantes programas do Governo, o ‘Sua Casa’ e o ‘Asfalto Por Todo o Pará’. São investimentos que vão se reverter em emprego e renda. A ‘Caravana do Asfalto’ não para por aqui; só estamos começando. Vem muito mais pela frente. Estamos levando esse benefício para os 144 municípios do Estado, pois sabemos o quanto ajuda no dia a dia, na saúde. A poeira traz malefícios, e com o asfalto isso acaba. O asfalto ajuda no transporte, na segurança pública, na prosperidade das famílias”, destacou Hana Ghassan.
Desde 2019, o Programa “Asfalto Por Todo o Pará” já executou mais de 2.2 mil quilômetros de pavimentação em todas as regiões. Morador de Santa Maria do Pará, o ambulante Paulo Bezerra espera por esse benefício. “Quando chove, fica alagado. Só sai de casa mesmo porque precisa; enche tudo. No verão é a poeira, passam muitos carros. A gente fica o tempo todo limpando as coisas, perde as mercadorias. Agora vai ser um sonho realizado”, afirmou Paulo.
Veja no video, o que diz a vice-governadora.
Nos dois municípios, além do asfalto, o Governo do Pará vai executar os serviços de terraplanagem, drenagem pluvial, construção de calçada, sarjeta e meio-fio, e ainda sinalização, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
Benefício para todos – O vigilante Josinaldo Silva ressaltou a importância da assinatura da Ordem de Serviço. “Aqui nunca teve asfalto. Tive que fazer uma mureta, pois a chuva alagou a minha casa duas vezes. Perdi muitas coisas. Cama, guarda-roupa, fogão. O asfalto vai ser um benefício para todos nós aqui da rua. No verão começa a poeira, não pode nem sair de casa. Graças a Deus estamos tendo essa vitória”, disse Josinaldo Silva.
Em Marapanim, o comerciante José Valdemir Lobo mora há mais de 30 anos em uma das ruas incluídas nas obras de pavimentação. “Com a rua desse jeito cai o movimento das vendas. Fica ruim para quem anda de carro, para as crianças que querem brincar. A poeira é a pior das situações. Tenho uma filha que está gripada, e tem a ver com isso. Estamos precisando desse asfalto. Que a nossa vice-governadora seja bem-vinda com esse benefício”, reforçou José Valdemir.
Contemplados em 2024 – O “Asfalto Por Todo o Pará” tem garantido serviços para a melhoria da infraestrutura urbana nas sedes municipais. Esta é a quarta etapa do Programa, que em 2024 já levou mais asfaltamento para 38 municípios: Santa Maria do Pará, Marapanim, Curuçá, Magalhães Barata, Castanhal, São Francisco do Pará, Cachoeira do Arari, Soure, Tomé-Açu, Mãe do Rio, Santa Luzia do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Igarapé-Miri, Irituia, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Nova Esperança do Piriá, Rondon do Pará, Bujaru, Santarém, Almeirim, Nova Ipixuna, Itupiranga, Ipixuna do Pará, Jacundá, Breu Branco, Goianésia do Pará, Mocajuba, Baião, Cametá, Moju, Abaetetuba, Igarapé-Açu, Maracanã, Acará, Concórdia do Pará e Tailândia.
Até o momento, a quarta etapa do programa do Governo do Pará soma 159 quilômetros de pavimentação, beneficiando as Regiões de Integração Marajó, Rio Capim, Baixo Amazonas, Lago de Tucuruí, Tocantins, Araguaia e Guamá.
“Seguimos assinando as Ordens de Serviço para mais asfalto, em nome do governador Helder Barbalho, e com a presença da vice-governadora Hana Ghassan. E tudo isso só é possível graças à união de esforços. Esse Programa não é só o asfalto; é a geração de emprego, qualidade de vida para as pessoas, melhoria do acesso à segurança pública e ao transporte, facilitação da coleta de lixo. Logo estaremos retornando aos municípios para inaugurar essas obras”, garantiu o titular da Seop, Ruy Cabral.
Por Gustavo Pêna (SEOP)
Fonte: Agência Pará