Governadora em exercício garante mais asfalto para Curuçá e Magalhães Barata
Os investimentos irão proporcionar a melhoria da infraestrutura urbana nos dois municípios da Região de Integração Guamá
Por meio da quarta etapa do Programa “Asfalto Por Todo o Pará”, o Governo do Estado garantiu mais pavimentação para os municípios de Curuçá e Magalhães Barata, na manhã desta sexta-feira, 19. Em agenda na região, a governadora do Estado em exercício, Hana Ghassan, assinou as Ordens de Serviços para os investimentos que irão proporcionar a melhoria da infraestrutura urbana nos dois municípios da Região de Integração Guamá.
“Estamos trazendo a caravana do asfalto para Curuçá e Magalhães Barata. Todas as vezes que vamos aos municípios assinar a Ordem de Serviço, fazemos questão de visitar uma rua que vai ser asfaltada para caminhar, falar com a população, olhar no olho daquele morador. Quem mora em uma rua que não tem asfalto sabe o benefício que é o Programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’. Acaba com a lama, com a poeira, melhora a saúde, o transporte, a segurança pública, a dignidade das famílias. Asfalto é prosperidade, por isso que o Governo do Estado não para com a caravana do asfalto”, pontuou a governadora do Estado em exercício, Hana Ghassan.
Amélia Brito mora em Curuçá há mais de 30 anos e vê na poeira da estação do verão a principal dificuldade da ausência de asfaltamento. “As janelas são de vidro para a casa não ficar escura, pois deixamos fechada devido a poeira dos carros que passam por aqui. Não podemos nem ficar na frente de casa. Mas, se Deus quiser, com o asfalto agora vai ficar tudo bem”, falou.
Marcele Botelho vive realidade parecida. A possibilidade de ver a rua com pavimentação asfáltica irá proporcionar mais saúde e qualidade de vida. “Com a chegada do asfalto vai ser bom, principalmente, na época do verão. A gente que tem criança sofre muito com a poeira. Vai ser algo muito importante, um desenvolvimento a mais para o nosso bairro. A gente está feliz, pois o asfalto também significa saúde”.
Nos municípios, além do asfalto, o Governo do Pará vai executar os serviços de terraplanagem, drenagem pluvial, calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização. A obra será realizada através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
Desde 2019, o programa já executou mais de 2.2 mil quilômetros de asfaltamento em todas as regiões do estado.
“‘Asfalto Por Todo o Pará’ é um dos maiores programas de Governo para a infraestrutura dos municípios das 12 Regiões de Integração. Estamos assinando essas Ordens de Serviço que garantem a pavimentação, importante por tirar as pessoas da lama, da poeira, melhora a saúde, a qualidade de vida, mas, acima de tudo, dignifica o dia a dia. O asfalto facilita o acesso da segurança, da limpeza pública, da ambulância. Por isso, o governador Helder, desde 2019, juntamente com a nossa governadora em exercício Hana Ghassan, fazem essa parceria com os municípios”, afirmou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.
O “Asfalto Por Todo o Pará” tem garantido serviços para a melhoria da infraestrutura urbana nas cidades paraenses. Essa é a quarta etapa do programa, que em 2024 já garantiu mais asfaltamento para 36 municípios: Curuçá, Magalhães Barata, Castanhal, São Francisco do Pará, Cachoeira do Arari, Soure, Tomé-Açu, Mãe do Rio, Santa Luzia, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Igarapé-Miri, Irituia, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Nova Esperança do Piriá, Rondon do Pará, Bujaru, Santarém, Almeirim, Nova Ipixuna, Itupiranga, Ipixuna do Pará, Jacundá, Breu Branco, Goianésia do Pará, Mocajuba, Baião, Cametá, Moju, Abaetetuba, Igarapé-Açu, Maracanã, Acará, Concórdia do Pará e Tailândia.
Até aqui, a quarta etapa do programa do Governo do Pará soma 155 quilômetros de pavimentação, beneficiando as Regiões de Integração do Marajó, Rio Capim, Baixo Amazonas, Lago de Tucuruí, Tocantins, Araguaia e Guamá.
Por Gustavo Pêna (SEOP)
Fonte: Agência Pará