Amazônia ao Cubo: Suzano participa de imersão na Amazônia promovida pelo Cubo Itaú
A empresa apresentou sua estratégia ESG e investimento em sustentabilidade na região Amazônica
A preservação da Amazônia é um tema de relevância não apenas para sociedade como também para os negócios. Uma resposta das empresas frente aos desafios de desenvolvimento sustentável são estratégias fundamentais nos critérios ESG. A sigla em inglês representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) nas empresas, com o objetivo de não apenas evitar a deterioração dos recursos naturais. Mas também garantir práticas corporativas voltadas para as políticas sociais.
Nesse contexto, empresas buscam cada vez mais por oportunidades de negócio que unam inovação e sustentabilidade. Para promover essa conexão aconteceu essa semana em Belém o Amazônia ao Cubo, um evento promovido pelo Cubo Itaú e pelo Fundo Vale para proporcionar a imersão de empresas e statups com o objetivo de proporcionar a oportunidade de conhecer o ecossistema de inovação e bioeconomia da região amazônica. O potencial dessas startups é tão grande que quatro delas já estão com soluções prontas para escalar e estão ingressando na comunidade do Cubo Itaú. Na tarde de ontem, 18, o Gerente de Sustentabilidade da Suzano, André Becher, foi um dos painelistas do evento e apresentou os compromissos da empresa com a Amazônia, a estratégia de sustentabilidade da companhia e sua política ESG.
A Suzano, maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, uma das maiores produtoras de papel da América Latina, líder de mercado de papel higiênico no Brasil e referência em bioprodutos, é uma das empresas investidoras do evento. A apresentação do André Becher destacou a posição da empresa de trabalhar no presente com olhos para o futuro, buscando soluções inovadoras e sustentáveis para renovar a vida a partir da árvore, e as iniciativas promovidas nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins.
“Temos várias estratégias e eu cito as de longo prazo, até 2030, que chamamos de compromissos para renovar a vida e que visam reforçar o compromisso da Suzano nas suas regiões de atuação e os aspectos importantes que a sociedade impõe. Um desses compromissos visa ajudar a retirar, até 2030, 200 mil pessoas da pobreza. Fazemos isso por meio de projetos e investimentos estruturados com parceiros, financiadores, implementados nas nossas regiões de atuação, em especial no contexto amazônico. Outra frente é a restauração de áreas e fragmentos de cerrado, mata atlântica e Amazônia. São dois exemplos práticos de como a Suzano tem trabalhado e focado nessas atuações”, destacou o executivo.
Para o plano de retirada de pessoas da situação de pobreza, a empresa atua com uma estratégia robusta que visa o investimento em soluções com impacto em pessoas que estejam em vulnerabilidade. A atuação se dá por meio de redes, arranjos e ecossistemas. Outra estratégia da empresa para contribuir com o plano é a contratação de pessoas em vulnerabilidade social e fornecedores locais.
“Essa é uma perspectiva que nós temos adotado e que visa fazer com que os ambientes se tornem mais aquecidos, os atores sejam fortalecidos e esses grupos tenham conexão com os mercados, seja na própria Amazônia, seja no Brasil, ou internacionalmente”, destaca Becher ressaltando que a Suzano tem atuado de maneira sistêmica na Amazônia. De 2021 a 2024, a empresa aumentou em mais 800% seu investimento social na região e não atua de forma isolada. O crescimento neste setor, também só foi possível graças a diversas parcerias. Entre as parcerias estratégicas da Suzano no bioma amazônico estão: o Fundo Brasileiro para biodiversidade, a plataforma Parceiros pela Amazônia, a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Essas parcerias são fundamentais para ampliar o nosso impactado positivo na vida das pessoas. E nós não queremos fazer isso sozinhos e por isso, temos buscado conectar o investimento da Suzano e o investimento de outros parceiros financiadores para colocar em prática a nossa estratégia social. Participar de eventos como esse, é extremamente rico para ampliar a nossa visão e conseguir conectar as nossas ações com parceiros e iniciativas que já dão certo no território local.”, detalha o executivo.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br
Assessoria de Imprensa da Suzano
Fonte : Jambo Comunicação