Ministro das Cidades participa da abertura do 8º Fórum CNT de Debates sobre Mobilidade Sustentável
Evento reúne setores do governo para debater estratégias climáticas
Encerra, neste sábado (13), a participação do Ministério das Cidades no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas, semana de reuniões sobre a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que acontece na sede da ONU em Nova Iorque.
A Assessoria Internacional do Ministério das Cidades (ASSIN-MCID) reuniu-se com Organismos Internacionais como o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos – ONU Habitat, com o UNDRR (Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres), a CDRI (Coalizão para Infraestrutura Resiliente a Desastres) e com o LOCAL 2030 – Plataforma de governos Locais para a implementação dos ODS no território. Todos estes organismos têm atuação aderente à agenda do Ministério das Cidades.
Para o embaixador Antonio Da Costa e Silva, chefe da ASSIN-MCID, a especial relevância da agenda de localização da Agenda 2030 e dos ODS foi o destaque dos principais eventos de que participou. Em todos, o embaixador enfatizou a recriação da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNDOS) e, em particular, da Câmara Temática de Localização e Territorialização. Os eventos também forneceram uma série de trocas de experiência, que o chefe da ASSIN tenciona compartilhar na CNODS. O evento sobre a Amazônia também foi relevante para a Presidência brasileira do Fórum de Ministros e Altas Autoridades de Habitação e Urbanismo da América Latina e do Caribe (MINURVI).
Integrante da delegação do Ministério das Cidades, o analista de infraestrutura e coordenador da Assessoria Internacional da Pasta, Ian Seixas, enfatizou que o atingimento de parte das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável passa necessariamente pelas políticas de infraestrutura urbana. “Diante dos desastres cada vez mais recorrentes e intensos, temos que tornar as infraestruturas das cidades mais resilientes aos desastres”, disse.
Durante o Fórum, houve muitas menções elogiosas à escolha pelo Secretário-Geral da ONU da brasileira Anacláudia Rossbach para ser a próxima diretora executiva do ONU-Habitat.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades