O Fato do Dia

Helder assina nesta terça-feira, 9, ordem de serviço que garante a reforma de 11 escolas que servirão de alojamento para a COP30

As reformas irão adequar as escolas para funcionar no padrão de hostels, com novos banheiros e beliches

O governador do Pará, Helder Barbalho, assina nesta terça-feira, 9, a ordem de serviço que garante a reforma de 11 escolas que servirão de alojamento para a Conferência das Partes das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em 2025 na capital paraense. A assinatura será na escola Graziela Moura Ribeiro, uma das unidades de ensino que serão reconstruídas.

As reformas irão adequar as escolas para funcionar no padrão de hostels, com novos banheiros e beliches que irão conceder a capacidade para hospedar aproximadamente 5 mil pessoas. Ao todo 17 escolas devem receber este tratamento – quatro já estão em obras além das onze cujas ordens de serviço serão assinadas nesta terça e 2 estão em processo de licitação.

Os trabalhos devem ser iniciados no momento em que as ordens de serviço forem assinadas, e trarão um benefício duplo para o estado: além de garantirem oferta de leitos para os participantes da conferência climática, também serão um importante legado da COP, deixando escolas reconstuídas e equipadas para alunos de ensino fundamental e médio da rede pública estadual.

A utilização de escolas durante a COP é uma das estratégias do estado para suprir a demanda por leitos para a realização do evento. A estimativa da organização da COP 30 é que Belém receba um fluxo de visitantes compatível com o registrado na COP de Dubai, ou seja, de aproximadamente 50 mil pessoas no dia de pico, quando ocorre o encontro dos chefes de estado. 

Para atender a este público Belém contará com a expansão e reforma da rede hoteleira através de investimentos do FUNGETUR do Ministério do Turismo com recurso liberados através do Banpará, oferta de aluguéis de curta temporada através de aplicativos de hospedagem, e também com a utilização de navios cruzeiro que deverão ancorar no porto de Belém e funcionar como hotéis flutuantes.

Evento teste – No período de 17 a 21 de março de 2025, o governo do Estado, através da Seduc, realizará o evento “Reflorestando Mentes – Conferência Infanto Juvenil sobre Educação no Contexto das Mudanças Climáticas”, que reunirá estudantes de mais de 50 países, de todo o Brasil e dos 144 municípios paraenses. Quatro escolas, entre as 17, servirão de alojamento para esses estudantes.

A conferência infanto juvenil sobre mudanças climáticas é uma oportunidade para a participação de crianças, adolescentes e jovens com o objetivo de fomentar o pensamento e prática sustentável entre os estudantes por meio do desenvolvimento de ações educativas através de um processo participativo, visando atuação efetiva na melhoria da qualidade ambiental de todo planeta.

Desenvolvimento Urbano – A requalificação da Nova Doca e da Avenida Tamandaré, com a criação de parques lineares, e a construção do Porto Futuro II e do Parque da Cidade – este último ocupando uma área de 500 hectares do antigo aeroclube para servir de palco para os debates da COP e, após o evento, se transformar em mais um destino turístico e opção de lazer para os moradores da região metropolitana de Belém graças aos espaços dedicados a visitação, gastronomia e economia criativa.

Obras estratégicas – A construção da “Belém da COP” inclui investimentos estratégicos que visam solucionar problemas históricos da capital paraense, como o saneamento urbano que recebeu uma injeção de R$ 1,4 bi para a expansão da rede de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, além da realização da macrodrenagem em locais como a bacia do Tucunduba para que a população fique finalmente livre dos alagamentos.

Investimento em pessoas – O Governo do Estado trabalha para que a conferência traga melhorias às pessoas por meio da qualificação profissional, criação de empregos e geração de renda. Uma das principais iniciativas do Estado para a melhoria de vida da população é o programa “Capacita COP 30”, que oferece 12 mil vagas em 67 cursos de qualificação gratuitos nas áreas de turismo, infraestrutura, segurança do trabalho e produção de alimentos. 

As aulas do programa “Capacita COP30” são realizadas nos polos localizados na Região Metropolitana de Belém, em Santarém, na Região do Salgado e na ilha do Marajó. Ao término do curso, o concluinte recebe um certificado com o selo da COP 30, que vai ajudar a melhorar a sua empregabilidade e também facilitar sua colocação no mercado de trabalho que desde já, está aquecido graças à proximidade do evento.

Investimento em Meio Ambiente – O investimento em sustentabilidade passou pela criação de um plano estadual de bioeconomia, que há dois anos favorece iniciativas socioambientais como cooperativas e atividades econômicas de baixa emissão – um exemplo positivo do Estado do Pará, que poderá mostrar ao mundo os resultados do investimento em uma economia verde.

Serviço: 

Abertura: 09/07/2024 11h00
Encerramento: 09/07/2024 12h00
Local: EEEFM Graziela Moura Ribeiro – Belém, Pará
Endereço: Tv. Alferes Costa, 100 – Pedreira
 
Fonte: Agência Pará/Ronan Frias
 
COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo