Prefeitura apresenta à Caravana Federativa o crescimento de Belém com o apoio do governo federal
Os laços entre a Prefeitura de Belém e o governo federal estão cada vez mais fortes. A prova disso foi a realização da 11ª Caravana Federativa na capital paraense, reunindo autoridades de todas as esferas governamentais para testemunharwm os avanços dos diversos serviços que estão sendo oferecidos para garantir dignidade aos moradores da cidade a partir do apoio financeiro federal.
“A Caravana Federativa é um evento que simboliza o compromisso do governo federal com o fortalecimento da democracia e cooperação entre os entes federativos. Representa também um divisor de águas entre o governo anterior – o governo da destruição – e o governo do presidente Lula, que é de reconstrução, de união e inclusão”, declarou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em seu discurso à plateia do evento.
Ele ressaltou, tamém, que a “iniciativa é um marco para a jornada de quem luta para um Brasil mais justo e igualitário, onde as necessidades locais são ouvidas e, sobretudo, atendidas”.
Foram dois dias – últimas quarta-feira, 3, e quinta-feira, 4, – que a Caravana Federativa permaneceu em Belém, tendo como palco para debates o auditório central do Hangar Centro de Convenções.
Durante o evento, o prefeito Edmilson pontuou que desde 2021, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura de Belém “trabalha com uma equipe que se dedica arduamente para superar desafios e que a Caravana Federativa chega, exatamente, num momento de especial alegria: estamos entregando para a nossa população importantes conquistas, colhendo os frutos de muito trabalho, de muita luta, muitas preparatórias à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP-30, no ano que vem e deixará um grande legado para a cidade”.
Pacto federativo
As Caravanas Federativas são eventos do governo federal que buscam reforçar o pacto federativo entre Brasília, estados e municípios, aproximando o centro do poder daqueles que recebem políticas públicas com apoio financeiro federal.
Nos dois dias do evento em Belém, a Caravana Federativa contou com várias autoridades, entre elas, os ministros Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; Jader Filho, das Cidades; Celso Sabino, do Turismo; André Fufuca, dos Esportes; Eloy Terena, Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígenas, que representou a ministra, Sônia Guajajara, e ainda deputados federais e estaduais.
A Secretária de Assuntos Federativos do Ministério das Relações Institucionais, Juliana Carneiro, comparou as ações da Caravana com o programa Desenrola, que ajuda as pessoas a negociarem suas dívidas.
“A parceria entre os governos federal, estadual e municipal de forma muito sólida é o que pode melhorar de fato a vida do nosso povo, e esse é o espírito das Caravanas Federativas, com o governo federal tendo a capacidade de aproximar governadores e prefeitos na busca de um melhor modelo de implementação de políticas nacionais. É nesse evento que os representantes dos municípios podem descobrir como implementar programas, como o Mais Médicos, o Farmácia Popular, o PAC, o Pé de Meia, entre outros”, destacou a Ministra Juliana Carneiro.
Para o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, as Caravanas Federativas são importantes, sobretudo, para a reconstrução do país e aproximar a todos os entes federativos e retomar o compromisso do governo federal com o desenvolvimento do estado e de Belém. “O compromisso com o desenvolvimento do Estado se reflete nos recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescendo – destinados ao Pará, onde já foram investidos mais de R$ 75 bilhões em parceria com governo do estado e governos municipais”.
O Ministro Padilha informou, ainda, que “alguns investimentos foram em obras diretas, outros são ações de investimentos. Além disso, o programa Mais Médicos já destinou ao estado mais de 70 médicos e foi reaberto edital para contratação de mais 3 mil médicos. Esses são alguns exemplos do forte compromisso do governo federal com o Pará”.
Fonte: Agência Belém