Feira de sustentabilidade apresenta produtos e inovações com destaque a bioeconomia
A Associação Comercial do Pará (ACP) através da Câmara Setorial do Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou neste sábado, 22, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, uma ampla programação de conscientização, no salão Nobre da ACP. Tendo como a 1a edição, Abraçando o Meio Ambiente.
O evento contou com palestras, feira com mais de 10 expositores que apresentaram produtos e inovações que destacam a importância da bioeconomia, rodada de conversas, apresentação de projetos ambientais realizados por empresas associadas, oficina ensinando técnicas práticas de compostagem, que é o processo de reciclagem do resíduo orgânico, onde se transforma em adubo natural, além de música ao vivo com os The Voices: Bia Dourado e Renan. O encontro promove o debate e mostra como práticas sustentáveis podem impulsionar a inovação, gerar eficiência e abrir novas oportunidades de negócios.
A ocasião foi uma aula de educação ambiental, inspirado em atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é um apelo mundial à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e assim, garantir que as pessoas possam desfrutar da paz e de prosperidade através da educação e mudanças de hábitos. Seguindo estes objetivos, os expositores mostraram que é possível se educar com relação à coleta de lixo e transformar os resíduos sólidos em materiais sustentáveis por meio da reciclagem, no que gera emprego e renda, além de fazer o bem à natureza.
“Nosso projeto está em volta de todos os resíduos recicláveis e orgânicos. A gente vem ministrando dentro do município de Marituba, oficinas com a comunidade local e professores. Todo trabalho é feito de reutilização de garrafas de vidro, papelão, papel e diversos tipos de materiais. Por meio deste material confeccionamos copos, bolsas, tecidos e, também, reutilização de tecidos orgânicos para produção do adubo sólido e líquido. Estamos ajudando muitas pessoas, principalmente mulheres que buscam uma renda para ganhar
independência financeira. Desta forma essas pessoas vão se tornando micro empreendedores”, contou a coordenadora da Educação Ambiental da Semmas de Marituba, Naza Cleiss. Ainda complementou que “em Marituba, nos bairros, tem ponto de entrega voluntário e todo material é repassado para as cooperativas”.
Durante as palestras foram abordados assuntos como o setor privado vem impulsionando o desenvolvimento econômico do estado paraense para a COP30 e o desenvolvimento de negócios com impactos socioambientais positivos.
Pautas que chamaram atenção do público presente, que puderam levar para casa conhecimento e ter um preparo intelectual com a chegada da Conferência das Mudanças Climáticas da ONU, COP30, que vai acontecer em novembro de 2025, em Belém. Esta transformação econômica e ecológica no Pará, bem como os preparativos, deixará um legado para a Amazônia.
Encantada com as exposições da feira e com os conteúdos apresentados, a visitante, Rosaurea Simões, disse que absorveu muitas informações produtivas. Ǫue aprendeu temas que levará para outras pessoas.
“A feira está linda, com produtos que eu não conhecia. Acho importante quando acontecem esses eventos. Em função da COP30 precisamos ter uma interação muito grande entre todos. Gostei muito da união dos pequenos produtores, desta forma, eles conseguem se colocar mais no mercado e se preparar para o turismo. Saio daqui sendo um agente multiplicador”, afirmou a arquiteta.
A coordenadora da Câmara Setorial do Meio Ambiente, Camille Anijar, garante que esta será a primeira de muitas outras edições. O objetivo é unir estas pessoas para fazer um trabalho em conjunto a favor do meio ambiente. “Temos contato direto com os empreendedores. Normalmente a Câmara procura o médio e o pequeno empreendedor e vamos instruindo com a educação ambiental e boas práticas. Vai chegar a COP30 e vamos ter oportunidades para todos. A gente ver muitas pessoas com vontade para que dê certo, de abraçar o meio ambiente de verdade”, concluiu a coordenadora, especialista em Direito Ambiental e em Estratégias para Sustentabilidade.
Foi um momento de descontração, onde familiares, amigos e empreendedores participaram das propostas oferecidas no evento, trocaram idéias e puderam circular pelo ambiente em busca de conhecimento. Na feira os visitantes conheceram uma variedade de produtos como bolsas feitas do material de pneus, agendas produzidas de papel de parede, barraca ensinando o descarte de forma correta, artesanatos, produtos da Amazônia, curso de inglês, pipoca e entre outros.
A Câmara Setorial do Meio Ambiente e Sustentabilidade promove ações mensais com palestras e visitas técnicas.
Fonte: Assessoria de imprensa: AV Comunicação / Andréa Ferreira.