Mais de 1.600 pessoas foram beneficiadas com apartamentos do MCMV em Fortaleza (CE)
Nesta quinta-feira (20), o MCMV entregou 1.200 novas unidades habitacionais no Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.
O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no governo do presidente Lula e a meta de contratar dois milhões de novas unidades do programa até o ano de 2026, e quase metade dessa meta já foi alcançada. A afirmação do ministro foi feita durante a entrega de 416 novos apartamentos em Fortaleza (CE). O presidente Lula e demais ministros de Estado estiveram no evento para a entrega das chaves das moradias para 416 famílias do Residencial Cidade Jardim I, Módulo III, na capital cearense. Ao todo, 1.664 pessoas serão beneficiadas.
Jader Filho falou sobre o histórico do residencial. “Quando nós chegamos no Ministério das Cidades nós encontramos mais de 80 mil obras paradas do Minha Casa, Minha Vida e boa parte delas estava aqui no Cidade Jardim. E eu já estive aqui em maio deste ano entregando, junto com o governador Elmano, 880 unidades habitacionais para famílias que querem realizar o sonho da casa própria. Hoje, conforme eu havia prometido, disse que traria o presidente Lula para a entrega dessas novas unidades e estou aqui cumprindo a minha promessa”.
O presidente Lula destacou a importância da casa própria para as famílias no país. “Eu quando voltei à presidência da República, a primeira coisa que eu disse foi: nós vamos retomar o Minha Casa, Minha Vida. Vocês não têm noção, a quantidade de casas que encontramos abandonadas, conjuntos que começaram em 2012. Quando você começa uma coisa você tem que terminar logo, se você deixar você não tem preocupação com o povo mais humilde, com a dona de casa, com a mãe que têm dois, três filhos”, disse o presidente Lula durante a entrega das moradias em Fortaleza.
O empreendimento foi contratado em 2012, durante o governo da presidenta Dilma, para atendimento às famílias da região. Das 416 famílias que receberão apartamentos nesta entrega, 219 são beneficiárias do Bolsa Família ou BPC, o que significa que estão isentas do pagamento de prestações. O Residencial Cidade Jardim teve as obras retomadas em junho de 2022. O ministro das Cidades destacou a importância da participação do atual ministro da Educação, Camilo Santana, que foi governador do Ceará, para a implementação do empreendimento em Fortaleza.
Desde o início do programa, em 2009, o Minha Casa, Minha Vida entregou 72,8 mil unidades habitacionais em todo estado do Ceará. No ano passado, o programa entregou 1.074 unidades e recebeu autorização para a retomada de mais 2.480 novas moradias. “A coisa mais sagrada para um pai e para uma mãe é ter uma casinha, é ter um ninho para colocar os seus filhotes e não ficar tendo que mudar todo ano de bairro, todo ano de vila. A molecada não faz amizade. Então ter uma casa é quase que uma benção de Deus”, destacou o presidente da República.
O ministro das Cidades ainda reforçou, durante o discurso, que a capital cearense ainda receberá 4.300 unidades habitacionais do programa e para o estado tem previsto 15 mil novas moradias com auxílio do Novo PAC. “Estou muito feliz de hoje estar cumprindo mais uma meta. De estar cumprindo um sonho de vocês, mas é um sonho meu que é entregar uma casa para cada um de vocês, porque essa aqui foi a meta que o presidente me deu”, Disse Jader Filho que se comprometeu a cumprir o desafio de entregar dois milhões de novas unidades do programa Minha Casa, Minha Vida durante os quatro anos de governo Lula.
Residencial Cidade Jardim
O Residencial Cidade Jardim I, Módulo III, conta com um total de 1.120 apartamentos, divididos em 70 blocos de quatro pavimentos, abrigando 4 moradias por andar. O investimento total do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) no empreendimento foi de R$ 82,6 milhões. Cada apartamento possui área privativa de 43,29 m². O residencial conta com escola, creche, posto de segurança e posto de saúde na vizinhança.
Sinop (MT) e Parnamirim (RN)
Simultaneamente, o programa Minha Casa, Minha Vida entregou na cidade de Sinop (MT) a 6ª etapa do Residencial Nico Baracat com 288 apartamentos de 46 m², totalizando 1.440 habitações, com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro. Também foram entregues 496 unidades do Residencial Ilhas Caribe, em Parnamirim (RN). Ao todo, foram 1.200 novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida entregues à população no mesmo dia, em três diferentes estados brasileiros.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades