A programação do primeiro final de semana do Tamo Junto e Misturado-Arraial de Belém, promovido pela Prefeitura, foi sem ocorrências que comprometessem a segurança dos quadrilheiros, do público e dos permissionários que participam do evento, segundo avaliação da Guarda Municipal de Belém.
O trabalho operacional de segurança conduzido de forma integrada com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Defesa Civil e Polícia Militar, além de câmeras de videomonitoramento do Sistema Integrado de Monitoramento da GMB, garantiu a tranquilidade durante os quatro dias de festa.
O inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, presente na quinta-feira, 13, dia da abertura do Arraial, parabenizou o empenho e dedicação dos servidores e destacou que o planejamento adotado pela Divisão de Operações (DOP) foi construído com máxima atenção. “O nosso efetivo foi distribuído de forma estratégica e com o apoio das diversas secretarias, contribuindo assim para que a segurança fosse oferecida para as famílias e todos que estavam presentes. Este resultado positivo é fruto do comprometimento de todos”, disse Joel Monteiro.
Presenciar o efetivo da GMB distribuído por todo o logradouro público deixou a artesã Edivânia Santos, 38, mais tranquila para vender seus produtos. “É muito importante a gente vir e ter segurança no espaço. Tem muita gente e o policiamento está ótimo”, comentou a artesã.
O policiamento ostensivo também agradou a pedagoga Michele Barbosa. “Até comentei com meus filhos sobre a quantidade de guardas municipais e que estava me sentindo muito segura. Tem guarda por toda praça e viaturas em todos os cantos. Inclusive precisei de orientação e fui muito bem atendida por um guarda municipal. Com todo esse aparato volto no próximo final de semana com a minha família para prestigiar esse evento que está muito bem organizado”, elogiou.
O esquema de segurança de quinta-feira, 13, até domingo, 16, contou com a supervisão dos coordenadores,inspetor Denilson Souza (Romu), inspetor José Iranildo Jr. (Atac), inspetor Eduardo Melo (GAT) e inspetora Simone Modesto (Atac).
Balanço – Entre quinta-feira,13, e domingo,16, a GMB registrou um acidente de trânsito com atropelamento, e um roubo de celular. Cinco pessoas foram abordadas próximo de paradas de ônibus.
Para os supervisores que coordenaram o serviço, durante toda a programação a ação aconteceu sem grande transtorno para o público, e as ocorrências foram atendidas rapidamente. “Não houve nenhum tipo de confronto com a necessidade de ação ostensiva e foi possível presenciar muitas famílias e o público queria só aproveitar o evento”, relatou a inspetora e sub-coordenadora do Atac, Simone Modesto.
A GMB atuou com cerca de 60 guardas municipais dos grupamentos Operacional e Táticos, por noite. Na próxima quinta-feira, 20, o reforço na segurança retorna para os últimos dias de programação.
Arrastão do Pavulagem
O serviço de segurança da Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, durante o 1° cortejo do Arrastão do Pavulagem, no domingo, 16, não registrou ocorrências.
Fonte: Agência Belém
Texto por Thais Vega