Saúde
Dermatologista Maria de Fátima Maklouf ministra aula sobre alopecia na Afya Educação Médica, em Belém
A queda excessiva de cabelo gera preocupação e deve ser investigada. É natural as pessoas perderem até 150 fios por dia, mas o aumento repentino e acelerado pode ser um sinal de alopecia.
Segundo a coordenadora nacional do curso de Dermatologia da Afya Educação Médica e mestre pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Maria de Fátima Maklouf, a alopecia é uma condição que afeta homens e mulheres e que provoca a queda, perda de volume ou interrupção do crescimento do cabelo. Essa condição pode ser passageira ou definitiva, dependendo da causa, diz ela.
Maria de Fátima Maklouf está neste fim de semana em Belém, ministrando aula para os estudantes do curso de pós-graduação em Dermatologia, da Afya Educação Médica. A alopecia, ela explica, pode ter diferentes causas, como pós-parto, estresse, alterações hormonais, hereditariedade, entre outros. “A Covid-19, por exemplo, tem como uma das sequelas mais frequentes a queda excessiva de cabelo”, destaca.
Os tipos de alopecia também são variados e cabe ao médico dermatologista identificar a que se encaixa no histórico do paciente e nos exames clínicos. Uma das maneiras de realizar o diagnóstico de alopecia, de acordo com Maria de Fátima Maklouf, é através do exame de tricoscopia, que analisa o couro cabeludo do paciente, através do dermatoscópio.
Esse equipamento permite ampliar a imagem de 10 a 200 vezes, permitindo ao médico uma melhor visualização das estruturas do cabelo e do couro cabeludo. “É um exame simples, realizado no próprio consultório e que não causa nenhum tipo de dor ou desconforto”, observa. Em alguns casos, além do exame de tricoscopia, o médico recorre à biópsia, para fechar o diagnóstico.
Durante a aula, Maria de Fátima Maklouf apresenta aos médicos e estudantes do curso de Dermatologia da Afya, casos clínicos de alopecia, analisando imagens de tricoscopia e mostrando a importância do exame no diagnóstico da doença. Além disso, neste sábado (16), a instituição oferece atendimento na área de Dermatologia, inclusive para os casos de alopecia.
O tratamento da alopecia é conduzido pelo dermatologista. Em determinados casos, é feito um trabalho multidisciplinar entre o médico e outros profissionais da saúde, para identificar a causa e realizar o acompanhamento.
Cursos – Em Belém, a Afya Educação Médica está localizada na Travessa Dr. Moraes, bairro Nazaré. A instituição oferece mais de 70 opções de cursos de educação continuada. Entre as pós-graduações disponíveis estão Pediatria, Dermatologia, Cardiologia, Ginecologia, Endocrinologia, Ultrassonografia, Medicina Intensiva, Gastroenterologia, Clínica da Dor e Psiquiatria na Infância e Adolescência. Os médicos interessados em cursar pós-graduação podem tirar dúvidas pelo número (91) 99292-0874 ou pelo site educacaomedica.afya.com.br.
Fonte: Assessoria por Lucas Muribeca