Panorama

Ministério das Cidades realiza 6ª reunião com prefeitos e representantes dos municípios do RS

As reuniões visam orientar sobre as ações do Ministério das Cidades acerca da compra e construção de novas moradias para pessoas desabrigadas em decorrência da tragédia climática que destruiu cidades do Rio Grande do Sul em maio.

Nesta quinta-feira (13), o Ministério das Cidades realizou a 6ª reunião com prefeitos e representantes dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pela catástrofe climática que deixou um rastro de destruição em centenas de cidades gaúchas no mês de maio.

O ministro das Cidades, Jader Filho e o secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira, lideraram a conversa e ouviram dos representantes dos municípios suas principais demandas e atual situação depois da tragédia climática. Representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República também acompanharam a reunião.

Deslizamentos de encostas, inundações em bairros ou cidades inteiras e milhares de pessoas desabrigadas ou desalojadas foram alguns dos temas mais citados entre os prefeitos durante a reunião, que já ouviu 104 municípios até aqui, os quais já apresentaram suas necessidades ao Ministério das Cidades em demais ocasiões.

O ministro Jader Filho reforçou o pedido de que as prefeituras dos municípios atingidos enviem seus dados por meio do formulário online disponibilizado no site do Ministério das Cidades e convoquem construtoras e a sociedade civil a informarem à CAIXA que possuem imóveis disponíveis para compra, uma modalidade inédita no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Em cinco dias no ar, o site para cadastramento de imóveis prontos que serão adquiridos pelo Governo Federal para doação às famílias afetadas pelas enchentes do Rio Grande do Sul já registrou um total de 3.174 unidades habitacionais, sendo 2.667 identificados como estoque de construtoras e linhas de subsídio habitacional e 507 de pessoas físicas.

“Nesse primeiro momento, entendemos que as prefeituras estão enfrentando alguns problemas com suas Defesas Civis para o levantamento das informações necessárias para começarmos a executar nossos planos habitacionais aos desabrigados e desalojados, mas a gente precisa correr, pois as famílias em abrigos e em casas de parentes tem pressa”, disse o ministro Jader Filho.

 

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo