Equatorial Pará orienta sobre como usar energia de maneira adequada
Uso consciente e eficiente de energia é benéfico ao meio ambiente e diminui o valor da fatura.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho, o que estabelece o mês como Junho Verde, momento de reforçar a importância de preservação da natureza. Por isso, a Equatorial Pará dá dicas sobre como usar a energia elétrica de maneira mais adequada, pois, além de diminuir o valor da fatura, o uso consciente de energia elétrica produz menos impactos ao meio ambiente.
Pode parecer simples, mas é vital sempre desligar luzes assim que sair dos ambientes ou se não estiverem sendo usadas, pois, mesmo ao trocar lâmpadas fluorescentes e incandescentes por led, as mais econômicas ainda consomem. Também é válido desligar os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso. Os equipamentos em stand-by podem aumentar o consumo desses mesmos equipamentos em até 20%.
Segundo João Pedro Gomes, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, a Equatorial Pará realiza durante o ano todo ações que auxiliam os clientes a realizar o uso de energia de maneira eficiente.
“Nosso Programa de Eficiência Energética envolve a troca de lâmpadas fluorescentes e incandescentes por led, troca de geladeiras e até arrecadação de resíduos recicláveis nos nossos postos do E+ Reciclagem. Nosso objetivo é contribuir para que os clientes possam ter um consumo mais eficiente em suas casas e, no caso do E+ Reciclagem, destinar os resíduos para empresas especializadas em reciclagem, para que tudo vá para o local correto”, destaca João.
Confira mais dicas de uso adequado de energia
- Trocar aparelhos menos eficientes por equipamentos com selo A do Procel;
- Não encostar a geladeira na parede;
- Não secar roupas atrás da geladeira;
- Acumular roupas para usar a máquina de lavar roupa menos vezes durante a semana;
- Acumular roupas para usar o ferro de passar menos vezes durante a semana;
- Usar ar condicionado com portas e janelas bem vedadas;
- Realizar vistorias periódicas no sistema elétrico interno da casa.
Fonte: Relacionamento com a Imprensa