Marcelo Pinheiro é eleito sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará
O cerimonialista Marcelo Pinheiro, Mestre de Cerimônias da Assembleia Legislativa estadual, foi eleito na noite da última quarta-feira (29), sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), durante Assembleia Geral onde concorriam o geógrafo Moacir José Moraes Pereira, o advogado Roberto Magno Reis Netto, a arquiteta Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves Nunes e o historiador Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves.
Marcelo Pinheiro é comunicólogo-Relações Públicas, Especialista em Gestão e Marketing de Eventos, Mestre em História Social da Amazônia, professor de carreira internacional e escritor com vários livros publicados, com destaque para “Cerimonial Público para a Administração Pública”, obra-referência para o reconhecimento das atividades de Cerimonialista e Mestre de Cerimônias na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego. No IHGP, foi eleito para ocupar a cadeira nº 35, patrocinada pelo advogado e médico Raymundo Avertano Barreto da Rocha (1883-1960), pela qual já passaram o jornalista José Sampaio de Campos Ribeiro (1901-1980), José Lopes de Oliveira e o advogado e político João Augusto Figueiredo de Oliveira (1936-atual), elevado à condição de sócio emérito.
Marcelo Pinheiro destaca a importância de ser admitido na centenária Confraria, fundada pelo Barão de Guajará, no ano de 1900, que congrega setenta destacados nomes da história, da geografia, da antropologia, e de outras áreas do saber científico. “Integrar o IHGP é um sonho de todo historiador. Aquela Casa Senhorial e seus ilustres nomes da atualidade são a
continuidade da história iniciada por Domingos Antônio Rayol, o Barão de Guajará, no século passado. É um patrimônio material e imaterial deste Estado, no coração do centro histórico da Cidade e toda ela nutre um carinho e um respeito imensos pela Confraria. Agradeço a cada um deles por tão gentil acolhida com tantos votos. Vai ser difícil me acostumar a ser confrade de mulheres e homens, cidadãos por excelência, professores de uma vida inteira, servíveis de inspiração profissional há tempos”, destaca o novo sócio efetivo.
Na mesma Assembleia, o geógrafo Edgar Monteiro Chagas Júnior, doutor em Antropologia, foi eleito para a cadeira nº 27, patrocinada por José Olyntho Barroso Rebello, para a qual concorreu com a historiadora Anna Carolina de Abreu Coelho. A posse de Marcelo Pinheiro no Instituto Histórico e Geográfico do Pará deve ocorrer no início de agosto, mês em que é celebrado, por Lei, o Dia Municipal do Cerimonialista, alusivo à 4 de agosto, sua data de nascimento.
Bacharel em Comunicação Social, Relações Públicas. Especialista em Gestão e Marketing de Eventos. Mestre em História Social da Amazônia, primeiro colocado na seleção do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará. Professor de graduação, pós-graduação e extensão, de carreira internacional. Cerimonialista e Mestre de Cerimônias, já dirigiu e atuou nos cerimonias dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público. Escritor com vários livros publicados, com destaque para “Cerimonial Público para a Administração Pública”, obra-referência para o reconhecimento das atividades
de Cerimonialista e Mestre de Cerimônias na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego. Foi agraciado com o Prêmio AIC, o principal das Américas, pela Asociacion Interamericana de Ceremonial e reconhecido pelo Município de Belém com a Lei nº 8.886 de 27 de outubro de 2011, que institui o Dia Municipal do Cerimonialista no dia 4 de agosto, data de seu aniversário. Conselheiro da Fundação Nazaré de Comunicação, Mestre de Cerimônias da Assembléia Legislativa do Estado do Pará.
Fonte: Ascom/IHGP