Em Capanema, a celebração de Corpus Christi com histórias de fé e devoção
Destaque para os tracionais tapetes coloridos
A celebração de Corpus Christi no município de Capanema, nordeste paraense comemorou também na manhã desta quinta-feira, 30, os 48 anos de uma tradição que marca histórias de fé e devoção, retratadas na confecção dos tapetes coloridos de serragem que enfeitam as principais ruas da cidade. São 1,3 mil metros montados pelos moradores em homenagem ao sangue e corpo de Cristo.
Este ano foram utilizadas 300 sacas de serragem, além de outros materiais como cal, areia e tinta para compor os desenhos que ornamentaram o chão por onde passou o trajeto da procissão de centenas de fiéis.
Dentre os participantes da festa religiosa que atrai, além da população local, turistas e visitantes, estiveram prestigiando o evento, o governador do Estado Helder Barbalho, o ministro das Cidades Jader Filho e os deputados estaduais Lu Ogawa e Adriano Coelho.
O vice-prefeito Claudionor Moreira, nascido no município e um dos incentivadores da tradicional homenagem, diz que essa celebração já se tornou uma forte identidade cultural de Capanema. “A preparação é marcada por um profundo fortalecimento religioso, em honra à Santíssima Eucaristia, refletido em cada gravura confeccionada pela comunidade.
Todos se unem para criar o extenso tapete colorido pelas ruas da cidade, que causam admiração constante em torno dos desenhos, onde cada morador reflete sua devoção sobre os simbolismos criados com serragens. É um momento de evangelização e de nutrir uma tradição que passa de geração em geração. A cada ano, a beleza e o encanto dessa celebração só aumentam”, ressaltou o vice-prefeito.
Fonte: Ascom/Capanema
Edição por Caroline Holanda