CHUVAS NO RS – Governo Federal avança em ações habitacionais para atender famílias desabrigadas
Ministros sobrevoaram a Região Metropolitana de Porto Alegre. Moradias reconstruídas ou adquiridas deverão ter o padrão do MCMV
Em mais um dia de compromissos no Rio Grande do Sul, o ministro das Cidades, Jader Filho, detalhou os avanços das ações para reconstrução de moradias nesta quarta-feira (29).
Após sobrevoar as regiões atingidas da Região Metropolitana de Porto Alegre, o ministro Jader Filho se reuniu com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, prefeitos da região metropolitana da capital gaúcha e parlamentares estaduais e federais.
“Não há uma solução única. Estamos dialogando com os prefeitos para entender a melhor solução para cada município. É importante particularizar o atendimento às famílias em terrenos seguros e áreas que não estejam sujeitas a alagamentos”, disse Jader Filho. As ações do Ministério das Cidades incluem aquisição e reconstrução de moradias, leilões, novas seleções do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), entre outras.
De acordo com ministro, as moradias serão reconstruídas no padrão do programa habitacional do Governo Federal. “A orientação do presidente Lula é de que todas as pessoas que perderam ou tiveram suas casas destruídas ou condenadas voltarão a ter um lar. O Governo Federal irá reconstruir todas as moradias de famílias que se enquadram nas Faixas 1 e 2 do MCMV. Estamos discutindo soluções para outras faixas de renda”, garantiu.
Também participaram da agenda, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e os ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.
O ministro Rui Costa reforçou a importância de as prefeituras indicarem ao Ministério das Cidades as necessidades habitacionais e imóveis que poderão ser adquiridos. “O cidadão comum que tem sua casa poderá ofertar e a CAIXA irá comprar. É evidente que será feita uma avaliação técnica de cada residência. Nós já pedimos levantamentos de imóveis que estavam em leilões da CAIXA, do Banco do Brasil e de bancos privados e o governo irá comprar”, informou.
Já o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul expressou a preocupação do Governo Federal com as famílias que perderam suas casas. “Infelizmente, ainda temos várias cidades com áreas submersas e as famílias ainda não sabem o que encontrarão quando a água baixar. Estamos trabalhando para garantir o melhor”, afirmou o ministro Paulo Pimenta.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades