Cultura

Mãe empreendedora: os desafios de lidar com o mercado de trabalho e a maternidade

Especialista explica como conciliar carreira profissional com a família

Conciliar carreira e maternidade sempre foi um grande desafio para as mulheres. Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta que 50% das trabalhadoras são demitidas até dois anos após a licença-maternidade. Com um mercado de trabalho competitivo, as mulheres acabam buscando novas estratégias para garantir seu espaço, como aponta um estudo feito pela Rede Mulher Empreendedora (RME), onde 75% das mulheres abrem empresas após a maternidade.

O empreendedorismo tem se mostrado uma das melhores opções para as mulheres que lidam com o desafio da maternidade e o trabalho. Especialista em Personal Branding e CEO da NM Comunicação, Norimar Muller compartilha um pouco da sua experiência desde que fundou sua agência. “Encontrei no empreendedorismo uma flexibilidade de horário, além é claro, de poder ajudar outras pessoas com oportunidades profissionais. O que antes era um sonho acabou se tornando um propósito de vida e que me proporciona uma liberdade de poder cuidar dos meus filhos mais de perto, apesar de hoje eles não exigirem mais tantos cuidados, mas como mãe isso é fundamental para mim. Pois não importa a idade, filhos continuam sendo filhos e o desejo de toda mãe é poder estar perto e ter tempo para eles”.

As mães que assumem a missão de empreender precisam driblar uma série de barreiras na vida pessoal e profissional. Empreender, para elas, é uma maneira de enfrentar os desafios de uma carreira profissional sem negligenciar o ambiente doméstico. Norimar observa que “com o passar dos anos, percebo que não existe uma receita mágica e que é sim impossível fazer todas as demandas que surgem em nossas vidas. Por mais que pareça difícil, é possível ser uma ótima mãe e ter sucesso na carreira ao mesmo tempo.”

Para muitas mulheres, o empreendedorismo não apenas oferece uma solução para conciliar vida profissional e pessoal, mas também representa uma oportunidade de crescimento e realização pessoal, proporcionando um ambiente onde podem estar presentes na vida de seus filhos enquanto perseguem seus objetivos profissionais. A CEO ressalta que ser mãe empreendedora envolve equilibrar os cuidados com a família e a casa com as responsabilidades de gerir um negócio. “Posso dizer que esse é um dos maiores desafios que me dá forças todos os dias, porque quando se tem filhos, você tem um motivo a mais para lutar e alcançar seus sonhos e metas.”

Fonte: NM Comunicação & Marketing/Gabriela Castro

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo