Belém recebe maior Congresso de Patologia da América do Sul
Promovido pela SBP, encontro traz à capital paraense grandes referências nacionais e internacionais da medicina para discutir impacto das novas tecnologias no diagnóstico dos pacientes
Médicos, pesquisadores, cientistas e acadêmicos da área da saúde desembarcam em Belém do Pará neste mês de maio para um dos principais eventos de medicina do País. Será a primeira vez que uma cidade da região Norte sedia o Congresso Brasileiro de Patologia, considerado o maior evento desta especialidade na América do Sul e que este ano completa sua 34ª edição. O encontro será realizado em conjunto com o 27º Congresso Brasileiro de Citopatologia, o que torna o evento ainda maior e mais aguardado. O CBPato 2024 acontece entre os dias 29 de maio e 01 de junho, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia.
O encontro é promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), que projeta igualar ou até superar os números da edição anterior, realizada em 2022 na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, foram quase 1.000 congressistas, incluindo convidados de todas as regiões do Brasil, além de especialistas renomados de países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Itália, França, Portugal, Japão e Argentina.
A patologia é considerada o início da jornada de cura de um paciente. O médico patologista é o responsável pelo diagnóstico de qualquer doença que dependa de uma análise microscópica feita em laboratório, como as doenças inflamatórias, a exemplo da gastrite, ou as doenças infecciosas, como a tuberculose. É ainda o profissional que faz o diagnóstico definitivo do câncer, determinando se um tumor é maligno ou benigno a partir da análise de amostras de mama, colo de útero, próstata, trato gastrointestinal e de outras lesões suspeitas.
Segundo a SBP, o Norte é a região com a menor densidade demográfica de patologistas do Brasil, carência que torna a realização do Congresso ainda mais urgente para o Pará e os estados vizinhos. “Teremos a oportunidade de apresentar a região, seja para médicos conceituados ou patologistas mais jovens, que poderão visitar serviços locais e até estabelecer novos postos de trabalho”, pondera o Dr. Clovis Klock, presidente da SBP.
Inovação & Integração
Nesta edição de 2024, o Congresso traz como tema principal Inovação & Integração. Durante as palestras e atividades, os convidados colocarão em debate pautas relacionadas a patologia digital, inteligência artificial e novas ferramentas que podem contribuir diretamente para a efetividade do diagnóstico, levando ainda mais esperança aos pacientes.
“Estamos quebrando aquele paradigma de que os encontros científicos têm que ser sempre nas regiões mais centrais por questões de mobilidade e estrutura”, destaca o paraense Dr. Carlos Augusto Moreira Silva, presidente do Congresso. “Vamos aproveitar para mostrar e enaltecer a cultura paraense, desde o sotaque, passando pelas danças, músicas, costumes e claro, a culinária”, assegura.
Ao longo de quatro dias, o Congresso Brasileiro de Patologia reunirá palestras e atividades espalhadas por oito salas do Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia. Em cada sala, os convidados debatem questões referentes a áreas específicas da patologia, como Patologia Mamária, Hematopatologia, Uropatologia, Patologia do Transplante, Patologia Ginecológica, Patologia Molecular, entre outras. A cerimônia de encerramento está marcada já para a noite de sábado.
Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) tem o objetivo de promover a integração e educação continuada dos médicos especialistas da área, priorizando sempre a comunicação e o aprimoramento técnico-científico. Desde o início de suas atividades, a associação promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Patologia, que em 2024 chega a sua 34ª edição. A SBP também produz o jornal “O Patologista”, um informativo com notícias sobre a especialidade, com periodicidade trimestral. Para saber mais, acesse: www.sbp.org.br
Fonte: Agência BlueChip/Virgílio Amaral