Novos Agentes de Combate a Endemias começam a receber o benefício do vale-alimentação
Os novos Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) selecionados no Processo Seletivo Público (PSP), promovido pela Prefeitura de Belém, receberam, na tarde desta quarta-feira, 22, os cartões de vale-alimentação. A entrega do benefício faz parte da política da gestão municipal de valorização do servidor público. A cerimônia reuniu cerca de 269 novos ACE’s no auditório David Mufarrej, na Universidade da Amazônia (Unama).
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da entrega. O gestor municipal destacou a importância da profissão para a cidade. “Vocês são educadores em saúde pública, com um papel fundamental. Combater endemia exige fundamentalmente combater falsas informações. Vocês cumprem um papel pedagógico. Agora, assim como os demais Agentes de Combate a Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde, vocês recebem o vale-alimentação”.
Os 269 ACE’s que receberam o vale-alimentação foram aprovados no Processo Seletivo da Prefeitura e, durante todo o mês de abril, fizeram o treinamento e formação para estar aptos ao serviço.
O valor do benefício é de R$ 400, que os novos servidores poderão utilizar por meio do cartão que receberam. Jaqueline Penha, 34 anos, que atua no distrito de Mosqueiro, ressaltou a importância do benefício na sua renda a partir de agora.
“Esse vale está vindo em excelente momento. Esse benefício tem um significado grande para nós ACE’s, ele mostra a valorização e a melhoria para a nossa categoria”, festejou Jaqueline.
A entrega do cartão, já carregado com o valor referente aos dois primeiros meses do ano trabalhado, ocorreu na sede da Semad, no bairro do Marco, durante todo o dia. “Esses ACS’s e ACE’s têm muitos significados”, ressalta a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes. “O primeiro é o compromisso da gestão com uma saúde pública de qualidade em Belém. E a outra é a conquista do vale-alimentação que, até 2021, não era um direito deles, só incorporado em 2022, na nossa gestão”.
Os ACE’s são profissionais de controle de endemias, como dengue, malária, febre amarela e outras. Eles atuam também de forma integrada com as equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família.
A agente Gracineide Amaral, 42 anos, que tua no distrito de Icoaraci, ressaltou que a família precisa estar resguardada com esse benefício. “Vai ajudar na alimentação da nossa família, é uma complementação muito necessária. Passamos o dia em campo e temos que deixar a nossa família resguardada, e por isso o vale vem em boa hora”, destacou Gracineide.
Participaram da entrega a titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Jurandir Novaes, e Eilane Lima, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Fonte: Agência Belém