Helder assina ordem de serviço para ampliação dos serviços de hemoterapia e hematologia do Hemopa
Modernização do prédio da sede do hemocentro paraense visa promover um ambiente sustentável, aprimorando a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários do banco de sangue do Pará
Nesta quarta-feira, 22, o governador do Pará, Helder Barbalho, assinou duas Ordens de Serviço referentes ao início da obra do atual prédio do projeto denominado “Hemorrede Sustentável” e à construção do novo prédio da sede, ambos com um conceito mais moderno e funcional. Estiveram presentes no evento a vice-governadora Hana Ghassan, o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, a deputada federal, Elcione Barbalho, a secretária de saúde pública, Ivete Gadelha Vaz, e demais representantes da instituição.
Na modernização do prédio atual da sede do hemocentro paraense, a sustentabilidade será contemplada com a instalação de placas para geração de energia solar, na recomposição de telhados, sistema de reutilização de água das chuvas e implantação de novo sistema de refrigeração. O objetivo do projeto é promover um ambiente sustentável, aprimorando a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários do banco de sangue do Pará. Essa é uma iniciativa que conta com o incentivo do Governo Federal, através do Ministério da Saúde e do Governo do Pará.
Já na edificação do novo prédio da sede, que terá 4.130 m² de área total construída, distribuídos em quatro pavimentos, subsolo e cobertura, com sistemas de refrigeração e de captação de água das chuvas, instalação de painéis solares e luminárias eficientes, será ampliado o atendimento a 130 pacientes, diariamente.
Durante o evento, o governador Helder Barbalho reforçou a importância do ato para a sociedade paraense. “Esses investimentos são fundamentais para ampliar a oferta sanguínea ao sistema de saúde para estruturar cada vez mais o hemocentro do Estado, garantindo qualidade e modernidade, com investimento em infraestrutura, em tecnologia, com a ampliação das agências transfusionais, universalizando a cobertura nos municípios do Estado e, claro, festejo, porque isto representa que o Hemopa será o hemocentro mais moderno do Brasil”, ressaltou o chefe do Executivo Estadual.
Veja no video, o que diz o governador.
Moradora do município do Acará, Elieuza Silva, de 48 anos, é mãe de um paciente que realiza tratamento no Hemopa e celebrou a novidade sobre a ampliação dos serviços do hemocentro. “Tenho gostado muito do que vejo aqui e fico feliz, pois tenho certeza que será para a nossa melhora, cada pedacinho que for feito será pensado em mim, no meu filho e em todos os pacientes e doadores, principalmente nós que viemos do interior fazer esses tratamentos no Hemopa”, avaliou.
Fonte: Agência Pará/Por Helen Alves (HEMOPA)