Saúde

Hospital do Baixo Amazonas promove ensaio fotográfico com mães e bebês recém-nascidos

Referência em neonatologia de alta complexidade, unidade já registrou a admissão de 200 bebês só em 2024

“Eu estava ansiosa. Sempre perguntava das fotos, todo mundo queria conhecê-lo. Quando me mandaram mensagem, eu decidi vir cedo para cá. Fiquei muito alegre e feliz”. Desde o dia 30 de março, a dona de casa Lorrainny Beatriz dos Santos Cardoso, 20 anos, está acompanhando o filho Levi Wenderson na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará.  

O pequeno nasceu no município de Monte Alegre com apenas seis meses de gestação e teve que ser transferido para o Regional, para receber os cuidados necessários. Esta semana, ele e a mãe participaram de um ensaio fotográfico muito especial. 

Lorrainny estava ansiosa pelo ensaio com o filho, Levi. Foto: Divulgação

“Viemos para cá um dia depois do parto e graças a Deus, ele está bem. Olhando ele assim agora, que eu já posso carregar, porque quando ele nasceu achei que nunca poderia pegar o meu filho no colo. E agora vai ter o registro”, comemorou a mãe. 

As mães e bebês internados na UTI Neonatal do HRBA ganharam um ensaio fotográfico. O projeto de humanização tem a parceria do setor de comunicação da unidade e tem objetivo de proporcionar um dia diferente no tratamento dos recém-nascidos, além de entregar os registros dos pequenos para as mães guardarem com muito carinho. 

“Temos sempre a preocupação de deixar a estadia da criança e das mães aqui de uma forma mais tranquila. Por isso, contamos com vários projetos de humanização na UTI Neonatal e um deles é o ensaio fotográfico. Mensalmente, a gente faz esse trabalho para as mães, para que elas possam levar para casa. É um momento que a mãe guarda, leva essa história, e pode trazer calmaria tanto para ela quanto para quem está em casa”, explicou a gerente assistencial da unidade, Nerllem Maschmann. 

Foto: Divulgação

Referência e novos leitos – O Hospital Regional de Santarém é referência em neonatologia de alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios do oeste do estado.  

Os bebês são acompanhados 24 horas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e outros colaboradores da equipe multiprofissional do hospital. O setor atende pacientes prematuros, que são aqueles nascidos antes de 37 semanas de gestação, além de bebês de baixo peso ou que apresentaram alguma complicação no nascimento. 

Durante todo o ano de 2023, o HRBA registrou a admissão de 405 recém-nascidos. E somente nos quatro primeiros meses deste ano, já realizou o atendimento a 200 bebês admitidos. 

No ano passado, após o incêndio sem vítimas no Hospital Municipal de Santarém, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) ampliou os leitos de UTI Neonatal no Regional, para atender a demanda de todo o oeste do Pará.  

Desde o dia 11 de novembro do ano passado, o hospital ampliou o atendimento com dez novos leitos, passando de 19 para 29 leitos de UTI Neonatal. O setor de UTI fica localizado no térreo da unidade, mas os dez novos leitos foram alocados no terceiro andar em uma nova ala do serviço. Com a ampliação, hoje há cerca de 100 profissionais atuando no atendimento aos recém-nascidos dentro da unidade. 

Lorrainy estava ansiosa pelo ensaio com Levi. Foto: Divulgação

“Nós tínhamos um número de leitos antes, mas desde o sinistro no hospital municipal, tivemos um reforço nesta linha de cuidado dentro do HRBA. Somado ao tratamento, temos as ações de humanização voltadas à UTI Neonatal, como o ensaio fotográfico, que busca suavizar essa jornada de internação dessa mãe e desse bebê, criando um elo entre os dois em uma condição bem especial. Isso nos emociona e nos motiva a cada vez mais investir em ações de humanização, um diferencial da nossa unidade”, concluiu o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho. 

Serviço – Localizado no oeste do Pará, o HRBA presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. 

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Por Gustavo Campos (SECOM)
Fonte: Agência Pará

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo