Sebrae no Pará realiza a 15ª edição da Semana do Microempreendedor Individual
Evento vai ocorrer de 20 a 24 de maio, na sede do Sebrae em Belém e nas agências regionais
O Sebrae no Pará vai realizar mais uma Semana do Microempreendedor Individual, um dos eventos mais esperados pela categoria e que está em sua 15ª edição. Trata-se do maior evento de empreendedorismo e negócios para o segmento no Brasil, com programação online e presencial, toda gratuita. Na Semana do MEI, que ocorrerá de 20 a 24 de maio, serão ofertadas 422 capacitações em 89 municípios onde o Sebrae atua por meio de suas agências regionais ou nas Salas do Empreendedor mantidas em todas as regiões do estado. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no pa.loja.sebrae.com.br/semanadomei
Nesta edição, a Semana do MEI vai focar nos setores com maior abertura de empresas no estado: comércio varejista de artigos de vestuário, cabeleireiros e manicures, minimercados, promotores de vendas e restaurantes.
Atualmente, no Pará, estão registrados 226.528 MEI, destes, 30% estão em Belém e a expectativa do Sebrae é atender cerca de 10 mil MEI durante a programação. Tanto em Belém quanto nas agências em outras cidades do estado, os atendimentos ocorrerão das 8h às 18h. “Queremos potencializar nossos serviços, pois sabemos que o MEI é o primeiro passo para quem quer empreender e nosso objetivo é ajudar o MEI a crescer”, observa Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.
Atendimento
Para melhor organização durante o evento, donos de pequenos negócios ou aqueles que desejam empreender serão atendidos conforme o estágio de seus negócios: Formalização, Regularização ou Negociação de dívidas.
Em Belém, serão 20 guichês de atendimento e também terá uma Feira de Negócios onde serão comercializados produtos de 10 empresas dos segmentos de beleza e estética, economia criativa e alimentação fora do lar.
Outro destaque será a apresentação de casos de sucesso em um espaço em que serão abordadas 30 histórias ao longo da Semana do MEI, quando empreendedores com histórias exitosas contarão suas experiências para uma plateia ávida por conhecimento.
O espaço temático Histórias de Sucesso pretende gerar relacionamento entre os empreendedores, pois em cada dia, empreendedores de sucesso reunirão em bate-papo com outros empreendedores com abordagem em suas histórias e ações bem-sucedidas.
A 15ª Semana do MEI tem como parceiros a SESCON, Correios, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banpará, Mercado Livre, OCRIM e Unama. À SESCON caberá as orientações aos empreendedores sobre regularização das empresas; os bancos oferecerão informações de serviços financeiros e acesso a crédito e Mercado Livre, OCRIM e Unama estarão nas áreas de capacitação.
COP 30
No atendimento da Semana do MEI em Belém, um dos espaços temáticos será o da COP 30 – como aproveitar o evento para empreender – um local destinado aos empreendedores que poderão aproveitar as oportunidades que virão por conta da COP 30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025 e que está sendo trabalhado pelo Sebrae em quatro eixos de atuação: mobilidade urbana, hospitalidade, economia criativa e alimentos e bebidas.
Live Estúdio – Durante toda a Semana do MEI haverá produção de conteúdo digital e transmissão de lives com casos de sucesso, orientações e muita informação. Por fim, outro destaque será a Oficina Experiência Taxista – que oferecerá o aprimoramento de atendimento da categoria, visando a COP 30.
Arena Digital – É um grande destaque da programação da Semana do MEI este ano, com discussões para a inserção digital do MEI e oportunidades de negócios na web. Terão palestras sobre marketing digital, redes sociais, novas tecnologias e criação de conteúdo, além de bate-papo com influenciadores digitais e empreendedores paraenses que são destaque na web. Entre as atrações, estão representantes de marketplaces como Mercado Livre, os especialistas nacionais do assunto, Rapha Falcão e Juliano Kimura e João Barcelos, embaixador do Ifood.
ESQUENTA SEMANA DO MEI
Para mobilizar empreendedores e demais interessados a se inscreverem e participarem da Semana do MEI, o Sebrae preparou uma série de ações online e em pontos estratégicos de Belém e agências em algumas cidades do estado.
Digital: Uma Live Esquenta será transmitida na próxima sexta, 17, nas redes sociais do Sebrae para convidar o público. Será um bate-papo com esclarecimentos completos sobre o evento.
Pontos estratégicos: Em Belém, a unidade móvel do Sebrae levará informações sobre a Semana do MEI e mobilizará inscrições nas feiras da cidade. No dia 17 de maio, no Ver-o-Peso, Feira da 25, Marambaia, Tapanã e Cidade Nova. Serão distribuídos material promocional para os feirantes e trabalhadores locais: bonés, aventais, displays, PVC para preços e checklist sobre como se beneficiar da COP 30. A mesma ação será realizada no mesmo dia com brindes em Santarém, Marabá, Castanhal e Capanema.
Serviços
Serão ofertadas 422 capacitações em todo o Pará, entre palestras, oficinas e encontros, orientações, tendências, boas práticas de mercado, com temáticas variadas e fundamentais para quem quer começar bem ou alavancar o negócio que já tem.
São disponibilizados diversos atendimentos, como formalização, emissão de documentos, orientações especializadas, alteração/atualização de cadastros, baixa de MEI, desenquadramento, negociações de dívidas e Declaração Anual do Simples Nacional, cujo prazo termina no próximo dia 31 de maio. “
Sobre o MEI
A figura do microempreendedor individual foi criada em 2008, com a Lei nº128, buscando formalizar trabalhadores brasileiros que, até então, desempenhavam diversas atividades sem nenhum amparo legal ou segurança jurídica. A lei entrou em vigor em 2009.
Para se formalizar como MEI, tem um perfil: trabalha sozinho ou com até um empregado, não pode ultrapassar R$ 81 mil de faturamento ao ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. São mais de 400 atividades econômicas que podem desenvolver.
A tributação para ele é simplificada, com recolhimento único ao mês, não ultrapassando R$ 70,60 reais, entre ICMS e ISS e 5% do Salário-mínimo para a previdência.
É por meio do pagamento em dia dessa contribuição que o MEI garante benefícios previdenciários como aposentadoria por idade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-reclusão, pensão por morte e salário-maternidade.
Já são mais de 15 milhões de microempreendedores Individuais no Brasil. No Pará, eles são 327.767, sendo que 99.317 deles estão em Belém. A maioria dos MEI paraenses estão concentrados no segmento de comércio, com 45,9%, seguido por serviços com 45,2%, indústria (8,7%), construção civil (2,8%) e agropecuária (0,4%).
Serviço: Informações e inscrições: www.pa.loja.sebrae.com.br/semanadomei ou 0800 570 0800
Fonte: Sebrae Pará