Ministro Jader Filho convoca reunião com municípios do RS sobre ações em áreas afetadas pelas chuvas
O ministério disponibilizou um formulário que deve ser preenchido pelas prefeituras com o objetivo de orientar as medidas habitacionais para reconstrução
O ministro das Cidades, Jader Filho, vai se reunir nesta sexta-feira (17), às 9h, com representantes de municípios do Rio Grande do Sul que foram afetados pelas chuvas e enchentes. O objetivo da reunião é ouvir a situação e os desafios de cada município. orientar sobre as ações do Ministério das Cidades e o formulário que deve ser preenchido com as necessidades habitacionais. A reunião virtual é uma parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e terá participação de representantes da Casa Civil e da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.
As informações recebidas pelo Ministério das Cidades vão orientar as novas medidas voltadas para suprir a demanda habitacional causada pelo estado de calamidade no estado do RS, que foram anunciadas pelo Governo Federal nesta semana. Entre elas estão a compra assistida de imóveis usados, a compra de imóveis em leilão e a aquisição pelo governo de moradias à venda pelas construtoras, em diferentes fases de conclusão das obras. As medidas, no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida, vão beneficiar as famílias que perderam suas moradias em decorrência do desastre.
Desde o início das primeiras ocorrências, a equipe técnica do Ministério das Cidades está mobilizada. Os secretários de Habitação, Hailton Madureira, de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani, e de Periferias, Guilherme Simões, também estão presentes para instruir e tirar dúvidas sobre os procedimentos.
Confira aqui as ações do Ministério das Cidades para atendimento às vítimas do RS.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades