Mercado

Museu de Arte de Belém dá início à programação da 22ª Semana Nacional de Museus

O Museu de Arte de Belém (Mabe) deu início à programação da 22ª Semana Nacional de Museus, que ocorre em todo Brasil em alusão ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Mediada por Nina Matos, diretora do Mabe, a abertura do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 15,  no miniauditório do museu,  com a presença da presidente da Fumbel, Inês Silveira, do diretor do Museu de Arte Sacra, Emanuel Franco e dos artistas Elza Lima, Guy Veloso e Tadeu Lobato. 

Destacando a importância dos museus para a cultura, a presidente da Fumbel, Inês Silveira, abriu o evento homenageando os artistas locais e as ações da Prefeitura de Belém em seus espaços culturais. “Falar de museu é falar de memória.  Em cada ação que a gente realiza, trabalhamos para que a memória se mantenha e possamos contar nossas histórias e tradições.  Os artistas presentes, por meio de suas obras e pesquisas, nos permitem refletir e apreciar um pouco mais sobre a nossa região, a nossa cultura e nossos locais que se mantêm pulsantes e vivos”, declarou a titular da Fumbel. 

No decorrer da programação, a mesa redonda intitulada “Diálogo com artistas que possuem obras no acervo do Mabe”, reuniu os artistas Elza Lima, Guy Veloso e Tadeu Lobato, que apresentaram os seus trabalhos e processos criativos para as obras que fazem parte do acervo do Mabe, além de explanar sobre as ações educacionais e de pesquisa para a produção de suas obras.

“Há muita expectativa na construção de uma obra que servirá como material de pesquisa e até mesmo aprendizagem. Para mim, é um momento inesquecível poder falar sobre o acervo do Mabe, que é um museu atemporal e possui um dos acervos mais importantes do mundo. Por que do mundo? Porque ele tem obras que vão além dos séculos”, declarou Tadeu Lobato.

Com obras que refletem a vida e vivências na Amazônia, trazendo outros olhares sobre as paisagens, pessoas e seres da floresta amazônica, a fotógrafa Elza Lima falou sobre o processo de criação das suas obras fotográficas, que fazem parte da exposição “Corpos D’água”. 

“Como eu contaria a lenda e o real da descoberta da Amazônia?  Tive que viajar e pesquisar para entender essa visualidade, que tem muito a ver com os relatos dos viajantes. Isso construiu nosso olhar. Por isso que acho que a Amazônia tem muitos artistas que ainda trabalham com essa visualidade. Os viajantes foram os primeiros a identificar a visualidade da Amazônia. Eu faço esse trabalho entre a verdade e o sonho”, explica Elza Lima. 

Já para Guy Veloso, é importante que as crianças e adolescentes possam ter em seu cotidiano o costume de ir aos museus. “Somos potências de educação e tudo começa pela educação, seja cultural ou artística. Isso fez parte da minha educação infantil e até hoje eu sou grato pelas oportunidades que os museus me permitiram vivenciar”, reforça Veloso.

Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, a programação segue até o dia 18 de maio com palestras, exposições e oficinas gratuitas. Pela manhã, iniciando sempre às 10h, haverá mesas de debates e diálogos com artistas, pesquisadores e professores. À tarde, serão realizadas as oficinas, das 14h às 16h, no Atelier Ação Educativa do Mabe.

Programação

15/05 – De 14h às 16h 
Oficina “Experiências Multissensoriais do Ver-o-Peso: Intertextualizações com obras do acervo em exposição no Mabe”, com a professora Janice Lima (UFPA/Profartes; Mabe).
Local: Atelier Ação Educativa – Mabe.

16/05 – De 10h às 12h 
 Mesa redonda “Educação Museal: abordagens inclusivas para a diversidade” com as professoras: Ana Del Tabor (UFPA/Profartes), Rita Cabral (NPI) e Simone Moura (EEEFM Jarbas Passarinho). Mediação: professora Janice Lima.
 Local: Miniauditório do Mabe.

16/05 – De 14h às 16h
Oficina “Poética do fazer tridimensional: elementos táteis em diálogo com o acervo do Mabe”, com a professora Heldilene Reale (UFPA/FAV).
Local: Atelier Ação Educativa Mabe

17/05 – De 10h às 12h 
Mesa redonda “O acervo Mabe – Pesquisas geradas e vinculadas às suas coleções” – Mediação: Nina Matos (Mabe).

“O acervo de pinturas do Palacete Azul: colecionismo, mecenato e circulação de artistas na belle-époque paraense” – professor Aldrin Figueiredo (História/UFPA).
“A Coleção Parreiras no Acervo do Museu de Arte de Belém” – professora Rosa Arraes (Uepa).
“Considerações Extemporâneas sobre Obras do Museu de Arte de Belém – Mabe” – professor Luciano Migliaccio (FAU/USP/ Fapesp).
“Amor Firme. Práticas Criativas de Mulheres da Amazônia na Coleção do MABE” – professora Renata Martins (FAU- USP/ Fapesp).
Local: Miniauditório do Mabe

17/05 – De 14h às 16h 
Oficina “O Retrato que me dou… intertextualidade do afecto na Sala Armando Balloni do Mabe”, com a professora Sanchris Santos (Uepa).
Local: Atelier Ação Educativa Mabe.

18/05 – De 10h às 11h  
Mediação Poética entre Trovas e Imagens
Escritor e professor Juraci Siqueira 
Local: Sala Carmen Souza

18/05 –  De 11h às 12h – Mediação: Nina Matos (Mabe).
Entre Poesias, Imagens e Memórias do Acervo do Mabe 
Poeta e professor João de Jesus Paes Loureiro
Local: Miniauditório do Mabe.

Serviço:
O Mabe funciona no Palácio Antônio Lemos – Praça Dom Pedro II – Cidade Velha.

A presidente da Fumbel, Inês Silveira, abriu a programação da Semana Nacional de Museus em Belém. (Foto: Carol Maia /Ascom Fumbel)

Fonte: Agência Belém

Por Vagner Mendes

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo