Prefeitura e Banco da Amazônia promovem retorno da Seresta do Carmo à cena cultural de Belém
A programação cultural Seresta do Carmo, que ocorria na praça do Carmo, bairro da Cidade Velha, na década de 1980 e no início dos anos 2000 volta a ser realizado pela Prefeitura de Belém, com incentivo do Banco da Amazônia, a partir do dia 24 de maio.
Nesta terça-feira,14, às 15h, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e o Banco da Amazônia assinam o termo de cooperação que vai promover o retorno da programação, por meio de edital de incentivo à Cultura.
O projeto Seresta do Carmo foi realizado pela primeira vez em Belém nos anos de 1983 a 1985, organizado pelo grupo de cultura da antiga Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), com a participação de artistas trovadores, poetas, músicos, e outros artistas. O projeto foi reeditado durante os governos de Edmilson Rodrigues (1997 – 2000) e (2001 – 2004) na Prefeitura de Belém.
O projeto busca trazer as pessoas de volta ao convívio no espaço público para relembrar a época da Seresta do Carmo, reavivar essa tradição e promover a valorização dos patrimônios cultural e ambiental de Belém, envolvendo os moradores, artistas, donos de bares e restaurantes no entorno da Praça do Carmo; oportunizando a movimentação responsável da economia local.
O retorno da Seresta do Carmo, marcado para o dia 24 de maio, terá como atrações musicais Dona Socorro Jardim e o Grupo Charme do Choro.
Fonte: Agência Belém
Por Lopes