Mercado

Começam a ser enviadas as doações arrecadadas pela Prefeitura para os desabrigados do Rio Grande do Sul

Os materiais arrecadados pela campanha “Belém Pela Vida” já começaram a ser enviados para o Rio Grande do Sul. Promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Comissão Municipal de Defesa Civil de Belém (Comdec), a campanha arrecada produtos para as vítimas das enchentes dos municípios gaúchos, que estão com milhares de famílias desabrigadas.

Estima-se que, neste primeiro momento, sejam encaminhadas 10 toneladas de roupas, alimentos, água mineral, ração animal e material de higiene pessoal arrecadados na sede da Defesa Civil, nos 12 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e na Unimed, unidade Curuzu. A campanha teve início em 6 de maio e seguirá por tempo indeterminado.

Solidariedade

A mobilização da sociedade foi crucial para garantir assistência imediata diante da extrema necessidade observada no sul do país. Cada doação representa um passo significativo na reconstrução das comunidades afetadas, como ressaltou o Presidente da Comdec, Claudionor Correa: “Essa ajuda é apenas o começo da reconstrução da vida de milhares de pessoas que perderam suas casas, pertences e, em alguns casos, entes queridos”.

O Sargento Pacheco do Exército Brasileiro, gaúcho residente em Belém, destacou a importância do trabalho coordenado para agilidade na entrega das doações: “É de suma importância esse apoio das Forças Armadas. O Exército Brasileiro está totalmente comprometido em todas as regiões do território nacional para viabilizar essa ajuda”. Ele também ressaltou a contribuição da sociedade civil: “Está fazendo bastante diferença a participação de civis e bombeiros nesse momento difícil”.

Mobilização da sociedade 

Diante da adversidade, a mobilização da sociedade belenense tem sido exemplar em demonstrar força e generosidade. O resultado foi uma resposta rápida diante da campanha de arrecadação para  ajudar as vítimas. João Peçanha, de 19 anos e voluntário da Defesa Civil, trabalha arduamente para agilizar a distribuição das doações.

“Estou fazendo a minha parte querendo ajudar as pessoas porque, para mim, ajudar ao próximo é ajudar a nós mesmos”. Ele planeja continuar engajado, buscando capacitação em primeiros-socorros e, futuramente, almeja ingressar em uma carreira militar para participar dessas operações.

Compartilhando do mesmo sentimento, Simone Pantoja, 51 anos, moradora do distrito de Icoaraci e voluntária há 18 anos da Defesa Civil, destaca que a vontade de ajudar vai além de simplesmente doar: “Quando a gente ajuda ao próximo, a gente só tem gratidão. Tudo que a gente está fazendo aqui, o agasalho, o alimento, é insuficiente, mas o abraço, o aperto de mão, uma palavra psicológica é fundamental para eles iniciarem uma nova vida, porque bens materiais vão, mas nossa vida continua”.

Além do voluntariado, diversas iniciativas têm procurado a Defesa Civil para auxiliar no envio das doações. Um exemplo é a Gincana de Madre Rosa, realizada pelo Colégio Santa Rosa, que destinou mais de 10 toneladas de doações, mobilizando os alunos.

Renata Lima, diretora pedagógica, ressalta o compromisso da instituição: “Este ano decidimos destinar parte desses donativos, especialmente alimentos, para esta campanha. Paralelamente a isso, também criamos uma campanha destinada ao Rio Grande do Sul, enviando apenas água mineral”.

Ela enfatizou o trabalho de conscientização realizado pela escola: “Temos a caridade como lema do colégio, pois Madre Rosa sempre nos ensinou que a maior herança que podemos deixar para a sociedade é a caridade”, destaca a educadora.

Serviço: A campanha “Belém pela Vida” segue por tempo indeterminado. As doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul estão sendo arrecadadas nos seguintes postos:

Defesa Civil de Belém

Endereço: Aldeia Cabana s/n, entrada pela Pirajá, esquina com a Pedro Miranda, bairro da Pedreira

Horário: 09 às 17h.

Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

Horário – das 9h às 17h.

CrasAurá

Endereço: Rodovia BR-316, Granja Modelo, Km 6 – Ananindeua.

Cras Icoaraci

Endereço: Rua Manoel Barata, 1104, próximo ao Fórum de Icoaraci.

Cras Barreiro

Endereço: Trav. Djalma Dutra, 265, esquina com Municipalidade.

Cras Jurunas

Endereço: Rua dos Mundurucus, 360, entre travessa de Breves e avenida Bernardo Sayão.

Cras Bengui

Endereço: Rua Betânia, alameda Ananindeua, 111.

Cras Mosqueiro

Endereço: Rua Francelina Santos (rua da Bateria), 509, próximo à Guarda Municipal – Farol.

Cras Cremação

Endereço: Avenida Alcindo Cacela, 2993, entre rua São Miguel e rua Fernando Guilhon.

Cras Outeiro

Endereço: Avenida Beira Mar, 310, bairro São João de Outeiro.

Cras Guamá

Endereço: Rua Augusto Corrêa, 494, esquina com a avenida Perimetral.

Cras Pedreira

Endereço: Travessa Timbó, 1557, entre avenida Visconde de Inhaúma e avenida Marquês de Herval.

Cras Terra Firme

Endereço: Trav. Lomas Valentina, 2585, entre Almirante Barroso e João Paulo II.

Cras Tapanã

Endereço: Rua das Rosas,194, entre Augusto Montenegro e rua Yamada.

Unimed Curuzu

Endereço: Travessa Curuzu, 2212

Horário: 09 às 17h.

 
Fonte: Agência Belém
 
Por Giovani lenine
COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo