Cultura

Museu de Arte de Belém realiza programação integrada à 22ª Semana Nacional de Museus

Com palestras, exposições e oficinas,  o Museu de Arte de Belém (MABE) participa da 22ª Semana Nacional de Museus, que será realizada de 15 a 18 de maio. A programação é gratuita e as inscrições seguem abertas até o domingo, 12 de maio, via formulário online.

Pela manhã, iniciando sempre às 10h, haverá as mesas de debates e diálogos com artistas, pesquisadores e professores. À tarde, serão realizadas as oficinas, das 14h às 16h, no Atelier Ação Educativa do Mabe.

Educação e pesquisa

Este ano, a edição traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, que apresenta uma reflexão sobre a atuação fundamental dos museus como impulsionadores de história, cultura e arte. E a semana ocorre em celebração ao Dia Internacional dos Museus, cuja data é 18 de maio. 

Durante quatro dias o MABE estimulará a disseminação do conhecimento de forma prática, abrangente e convidativa. Além de promover ambientes enriquecedores para os visitantes, comunidade, estudantes  e professores.

“O MABE sempre prioriza, dentro de suas ações museológicas, a pesquisa do seu acervo nas diversas curadorias que realiza. A pesquisa é fundamental para acompanhar este trabalho. Além disso, o museu considera fundamental o trabalho educativo, que transmite o conhecimento e potencializa as reflexões do acervo como um organismo vivo e radiador de conhecimento. A nossa participação é muito importante porque trabalhamos de todas formas possíveis para que nosso acervo seja valorizado”, ressalta a diretora do MABE, Nina Matos.

Estímulo – A programação busca enfatizar o papel dos museus brasileiros no estímulo a perguntas e descobertas sobre as culturas e conhecimentos elaborados pelas comunidades, promovendo a participação social. Esse ano, o tema traz tópicos importantes para a cadeia produtiva dos museus, como a educação e pesquisa. 

“Estamos enfatizando a produção da arte em Belém e privilegiando os artistas, pesquisadores e criadores da Amazônia. A programação gira em torno das obras presentes no museu, com pesquisadores e educadores importantíssimos, que irão debater sobre questões de acessibilidade e diversidade nos museus. Além disso, as oficinas trarão experiências multissensoriais e intertextuais com as obras que estão expostas no MABE”, explica Janice Lima, pesquisadora e educadora do MABE.   

Inscrições – A programação é gratuita, mas as vagas são limitadas: 20  para as oficinas e 70 para as mesas de debates. 

Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 12 de maio, via formulário online disponível aqui. (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKzGM7-XTTF_uIB8AzH_-1IjPOxxP4deJIffmE6fjZZ32hcg/viewform). 

Programação:

15/05/24 – 09h às 12h – Local: Miniauditório do MABE

Abertura – Presidente da Fumbel – Inês Silveira

Mesa redonda: “Diálogo com artistas que possuem obras no acervo do MABE”, com Elza Lima, Guy Veloso e Tadeu Lobato. –  Mediação: Diretora Nina Matos (MABE).

15/05/24 – 14h às 16h – Local: Atelier Ação Educativa – MABE

Oficina: “Experiências Multissensoriais do Ver-o-Peso: Intertextualizações com obras do acervo em exposição no MABE”, com a professora Janice Lima (UFPA/PROFARTES; MABE).

16/05/24 – 10h às 12h – Local: Miniauditório do MABE – Mediação: professora Janice Lima.

Mesa redonda: “Educação Museal: abordagens inclusivas para a diversidade” com as professoras: Ana Del Tabor (UFPA/PROFARTES), Rita Cabral (NPI) e Simone Moura (EEEFM Jarbas Passarinho). 

16/05/24 – 14h às 16h – Local: Atelier Ação Educativa MABE

Oficina: “Poética do fazer tridimensional: elementos táteis em diálogo com o acervo do MABE”, com a professora Heldilene Reale (UFPA/FAV).

17/05/24 – 10h às 12h – Local: Miniauditório do MABE

Mesa redonda: “O acervo MABE – Pesquisas geradas e vinculadas às suas coleções” – Mediação: Nina Matos (MABE).

“O acervo de pinturas do Palacete Azul: colecionismo, mecenato e circulação de artistas na belle-époque paraense” – professor Aldrin Figueiredo (História/UFPA).

“A Coleção Parreiras no Acervo do Museu de Arte de Belém” – professora Rosa Arraes (UEPA).

“Considerações Extemporâneas sobre Obras do Museu de Arte de Belém – MABE” – professor Luciano Migliaccio (FAU/USP; FAPESP).

“Amor Firme. Práticas Criativas de Mulheres da Amazônia na Coleção do MABE” – professora Renata Martins (FAU- USP; FAPESP).

17/05/24 – 14h às 16h – Local: Atelier Ação Educativa MABE.

Oficina: “O Retrato que me dou… intertextualidade do afecto na Sala Armando Balloni do MABE”, com a professora Sanchris Santos (UEPA).

18/05/24 – 10h às 11h – Local: Sala Carmen Souza

“Mediação Poética entre Trovas e Imagens”

Escritor e professor Juraci Siqueira 

18/05/24 – 11h às 12h – Local: Miniauditório do MABE – Mediação: Nina Matos (MABE).

“Entre Poesias, Imagens e Memórias do Acervo do MABE” 

Poeta e professor João de Jesus Paes Loureiro

Serviço:

O MABE se localiza no Palácio Antônio Lemos – Praça Dom Pedro II – Cidade Velha. 

Fonte: Agência Beleém

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo