Mariela Maneschy: Jogos Estudantis Paraenses movimentam o Estado
Conheça as três etapas do maior evento estudantil esportivo do estado do Pará.
Você conhece os Jogos Estudantis Paraenses? Mais conhecidos como JEPS, esta é uma competição esportiva educacional promovida pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação -SEDUC, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Federações Esportivas e estabelecimentos de ensino públicos federais, estaduais, municipais e particulares.
Dentro da SEDUC, o Núcleo de Esporte e Lazer – NEL – é responsável pela realização dos Jogos, que já estão em sua 66ª edição. O evento permite que alunos-atletas, das diversas regiões do estado, sejam protagonistas em um ambiente inclusivo, interativo, cooperativo e solidário.
“Os alunos-atletas participantes dos JEPS aprendem muito mais do que um esporte. Eles ampliam seu olhar sobre as interrelações pessoais, aprendendo também sobre respeito, senso de justiça e de responsabilidade, além da filosofia do ‘fair play’, que é amplamente divulgada em cada competição e em todas as modalidades do evento”, afirma o Professor Ronaldo Arruda, responsável pelo NEL.
Houve um tempo em que os JEPS aconteciam apenas na capital. Hoje, os Jogos chegaram aos quatro cantos do estado, democratizando o acesso dos estudantes ao esporte educacional. Os JEPS 2024 estão divididos em três etapas: Metropolitana, Regionais e Estadual.
As competições da Etapa Metropolitana iniciaram no dia 23 de março, com as modalidades individuais e o basquete 3×3, e encerraram no dia 29 de abril, com as modalidades coletivas. Logo em seguida, iniciaram as etapas regionais e o primeiro município a realizar competições é Santana do Araguaia. A Etapa Estadual acontece com os campeões das duas etapas anteriores, e será realizada entre 29 de junho e 03 de julho deste ano.
Esta é a única forma de ter o Pará representado nos Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil/COB, e nos Jogos Escolares Brasileiros, realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar/CBDE.
Assim, os Jogos Estudantis Paraenses seguem em sua missão de democratizar o acesso à prática esportiva escolar, ampliando a participação dos estudantes, revelando talentos, integrando as redes de ensino,
favorecendo parcerias, mobilizando a sociedade para a causa do esporte escolar e, principalmente, contribuindo para o desenvolvimento pleno e integral dos estudantes paraenses.
Fonte: Assessoria/ Por Mariela Maneschy (Jornalista e Profissional de Educação Física)