Saúde e cidadania: Estado homenageia trabalhadores em Belém e Ananindeua
Através do Programa “Governo do Pará nos Bairros", moradores dos dois municípios tiveram acesso a vários serviços, incluindo consultas, vacinação e emissão de documentos
Duas grandes ações de cidadania marcaram as comemorações pelo Dia Internacional do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira (1º), em Belém e Ananindeua, na Região Metropolitana. Por meio do Programa “Governo do Pará nos Bairros”, moradores das duas cidades foram beneficiados, de forma gratuita, por uma série de serviços nas áreas da saúde, lazer, assistência social e cidadania. Veja, no vídeo, o que diz Helder
Durante a ação realizada no município de Ananindeua, o governador Helder Barbalho parabenizou trabalhadoras e trabalhadores do Pará pela data. “Hoje é um dia muito especial. Um dia para homenagear todos aqueles que fazem o Brasil crescer e o Pará se desenvolver. Esta ação de cidadania é uma homenagem a todas as trabalhadoras e trabalhadores do nosso Estado. Também estamos com ações em Belém e diversos municípios, para que possamos prestar serviços, garantir cidadania e, acima de tudo, confraternizar neste dia tão importante”, destacou Helder Barbalho. .
Ação em Ananindeua: trabalho integrado de vários órgãos do Estado beneficia centenas de pessoas
Foto: Roni Moreira / Ag.Pará
Cuidado e oportunidade – Em Ananindeua, os serviços foram oferecidos na Escola Estadual Maria Helena Tavares, no bairro do Distrito Industrial. Ao longo da manhã, milhares de pessoas passaram pelo local e tiveram acesso a consultas oftalmológicas, atendimento com clínico geral, vacinação, testes rápidos para detecção de doenças, encaminhamento para receber óculos de grau, emissão de documentos, serviços de estética, atendimento veterinário, atendimento jurídico, oficinas de gastronomia, atividades recreativas para crianças e shows musicais, além da entrega de recursos do Programa Sua Casa, kits de enxoval para bebês, máquinas de costura e cestas com alimentos.
Quem também aproveitou a ação, mas para renovar a carteira de identidade, foi a doméstica Vanuza Teixeira. “Era um documento que eu estava buscando há muito tempo. Durante a semana eu não tenho tempo. Essas ações são oportunidades que não podemos perder, ainda mais no feriado”, disse Vanuza.
Jair Bezerra fez a consulta e garantiu novos óculos
Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará
O servidor público Jair Bezerra passou por exame oftalmológico e agora aguarda a confecção dos novos óculos de grau. “É a primeira vez que participo desta ação. Vim aqui e recebi um atendimento muito bom, humanitário, rápido e com qualidade. Eu quero parabenizar o governo do Estado pelo retorno dos nossos recursos. Agora vou esperar meus óculos novos para enxergar melhor!”, ressaltou.
Na capital paraense, a ação foi realizada na Praça da República, no centro da cidade. O público teve acesso a consultas oftalmológicas (e óculos gratuitos) e com clínico geral, vacinas e testes rápidos para detecção de doenças, além de emissão de documentos, como a 2ª via da certidão de nascimento e RG.
A dona de casa Lilian dos Santos foi uma das beneficiadas com atendimento médico. “Eu estou sentindo uma dor no braço, então vim procurar esse atendimento com o clínico geral. Está tudo muito organizado. O atendimento foi rápido. O Governo está de parabéns. O Pará realmente precisava disso”, afirmou Lilian.Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará
O secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Igor Normando, reforçou a importância da ação realizada em Belém. “Hoje é um dia muito importante, Dia do Trabalhador, e estamos trazendo diversos serviços de forma gratuita aqui para a Praça da República. Na ação do ano passado nós atendemos, aqui na praça, mais de 5 mil pessoas, e este ano vamos superar esse quantitativo, fazendo com que as pessoas tenham mais acesso aos serviços essenciais que o Governo tem levado para todos os cantos da nossa cidade e do nosso Estado”, destacou o titular da Seac.Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará
Em 2023, o Programa “Governo do Pará nos Bairros” beneficiou mais de 95 mil pessoas. Só nas edições de 2024 já foram atendidas mais de 100 mil.
O Programa conta com a participação de diversos órgãos estaduais, da administração direta e indireta, incluindo as secretarias de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), de Articulação da Cidadania (Seac), de Saúde Pública (Sespa), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e das Mulheres (Semu); Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa); Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Militar; Departamento de Trânsito (Detran); Defensoria Pública do Estado; Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa); Companhia de Habitação (Cohab); Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa); Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) e Banco do Estado (Banpará), além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fonte: Agência Pará