Sebrae no Pará: Inovação e empreendedorismo no Dia Mundial da Criatividade
O evento mobilizou mais de 50 mil pessoas em todo o país durante as ações.
Com uma vasta programação entre os dias 19 e 21 de abril, as celebrações alusivas ao Dia Mundial da Criatividade movimentou 55 municípios do Brasil, entre eles Belém e Altamira, com programações na Sede do Sebrae nessas cidades.
“A gente se sente muito feliz em poder colaborar com eventos como esse, porque tem tudo a ver com o Sebrae e o nosso público, que é criativo e empreendedor. Então, não poderíamos ficar de fora, especialmente porque estamos em um momento de preparação para a COP 30”, enfatiza a analista do Sebrae, Cyane Quintella.
Organizado pela empresa de educação e comunicação World Creativity Day, a ação tem o objetivo de impulsionar o sistema de criatividade e inovação das cidades com base em pilares como aprendizagem, empreendedorismo e colaboração, sempre dentro da moldura do desenvolvimento sustentável.
Para isso, o movimento oferece inúmeras experiências, painéis, palestras, workshops, shows, feiras e performances para profissionais, empreendedores, estudantes e pessoas de todos os campos, com destaque para a área de economia criativa.
–Dia da Criatividade em Belém
Depois da pandemia, essa é a segunda vez que o Dia Mundial da Criatividade acontece em Belém, de forma presencial. O encontro foi realizado na manhã de sábado (20), no Auditório da Sede do Sebrae em Belém.
A programação começou com a palestra do gerente da Unidade de Negócios de Impacto do Sebrae/PA, Renato Coelho, com o tema “Qual legado a COP 30 pode deixar para as pequenas empresas?”.
“O Sebrae tem a vocação de transformar os pequenos negócios em protagonistas e é para isso que estamos atuando nesse momento pré-COP. Identificamos uma oportunidade para que os pequenos negócios se beneficiem das possibilidades que serão geradas em nossa região”, revela Renato.
O estudante de Administração, Alan Santos, de 19 anos, está na iniciação científica e produz uma pesquisa sobre a COP 30. “Estar num evento como esse é muito importante para mim, também principalmente com relação a COP por ser uma base do meu estudo. Isso vai me trazer mais um pouco de entendimento, vai ampliar um pouco a minha compreensão sobre o tema. É necessário que a que a nossa capital se prepare, que os empreendedores estejam prontos, não somente para receber o evento, mas para o mercado”, diz.
A Líder do Dia Mundial da Criatividade em Belém, Amanda Ferreira, destacou a programação do evento realizado na cidade. “A gente está com nove anfitriões nessa edição. Um deles é o Sebrae e a gente recebeu uma programação aqui pautada em inovação e negócios, o que tem tudo a ver com o atual momento que estamos passando (de pré-COP)”, avalia.
Além da palestra de Renato Coelho, também foram realizadas as palestras “Soluções criativas para desafios ambientais e sociais na Amazônia”, com José Matos; “ESG em pequenas empresas: é apenas mais um custo?”, com Isabel Lobato Nobre; “O poder das conexões: aprendizados para interagir com o plano internacional”, com Mayra Castro. Toda essa programação foi realizada na sede do Sebrae, em Belém.
Na capital foram realizadas iniciativas como cinema e criatividade; criatividade como diferencial competitivo, oficina de elaboração de projetos e captação de recursos, palestra sobre a revolução da culinária paraense, oficina de fotografia mobile e muito mais, que acontecem em diversos pontos da cidade, de forma simultânea.
Dia da Criatividade em Altamira
Em Altamira, na região oeste do Pará, as programações do Dia Mundial da Criatividade foram realizadas na sexta (19) e no sábado (20), neste último dia aconteceu na sede regional do Sebrae. Voltada para a inovação e desenvolvimento regional, a programação incluiu bate-papos com o analista do Sebrae André Palmeira; a coordenadora da Incubadora Xingu, professora Silvia Maia; o gestor da Odorata Forest Carbon, engenheiro florestal Emerson Neves; e as representantes da Top Academia, Anaelis Meira e Marina Paracampos.
O engenheiro Emerson Neves, que é cofundador da Odorata Forest Carbon, uma startup que nasceu na incubadora do Xingu, falou sobre a relação entre criatividade e inovação. “Inovação tem tudo a ver com criatividade. A Inovação pode ser disruptiva, pode ser incremental… ela pode apenas melhorar os processos ou produtos que já existem. Ou ela pode ser radical, que é algo totalmente fora da curva e que vai abalar o mercado, influenciar em muitos modelos de negócios”, pontua.
No dia 19 de abril, a analista do Sebrae Márcia Carneiro ministrou palestra sobre criatividade, na qual abordou conceitos relacionados ao tema, como o tripé da sustentabilidade e os objetivos sustentáveis. “Também falamos um pouquinho de como o Sebrae pode apoiar as empresas e também trouxemos para um bate-papo representantes de quatro empresas que trabalham essas questões da sustentabilidade aqui na região”, resume Márcia.
O empreendedor Railan Patrick atua na área de turismo e foi um dos participantes do evento em Altamira. Ele destaca o nivelamento de informações proporcionado pelo conteúdo abordado. “Achei de grande valia todos os conteúdos passados, a troca de informações e os feedbacks de outros empreendedores que tiveram as mesmas dificuldades que eu no início”, revela.
Sobre o Dia Mundial da Criatividade
Idealizado no Brasil por Lucas Foster em 2014, o Dia Mundial da Criatividade é celebrado anualmente em 21 de abril e já faz parte do calendário oficial da ONU desde abril de 2017. A data foi escolhida para fomentar a criatividade e a inovação em todo o mundo, com um foco especial na resolução de problemas e no desenvolvimento sustentável.
Em 2024, o maior festival colaborativo de criatividade do mundo ocorre em 55 municípios brasileiros, e a expectativa é de 50 mil participantes no país todo.
O evento tem como mantenedor a empresa Fluxo e tem o patrocínio de Sebrae e Ice Bode, Ultra OOH e Inbox Mídia como parceiros de mídia e apoio do Governo do Estado do Pará, além da parceria institucional da Associação de Inovação e Tecnologia do Estado do Pará (Açaí Valley), além do suporte de outras importantes entidades e pessoas da comunidade.
Fonte: Agência Sebrae de Noticias Pará