TRE do Pará lança guias em línguas indígenas e promove audiência pública para debater os direitos políticos dos Povos Originários
Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, a Corregedoria Regional Eleitoral do Pará (CRE-PA), do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) lançará, nesta sexta-feira (19), às 14h, os Guias “Originários: Sua língua, seu voto, sua representatividade”, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O lançamento integra a programação da Semana dos Povos Indígenas, organizada pelo Governo do Estado do Pará.
Os guias visam fornecer informações de forma didática para as comunidades indígenas compreenderem o processo eleitoral em suas línguas tradicionais, por meio de recursos textuais e audiovisuais, promovendo uma participação mais consciente e eficaz nas eleições.
Serão lançados cinco guias nas línguas indígenas faladas no Pará: Mebêngokrê (tronco linguístico Jê), Munduruku e Nheengatu (tronco linguístico Tupi), Wai-Wai (tronco linguístico Karib) e Tenetehara (tronco linguístico Tupi). Os guias estarão disponíveis em um estande para distribuição aos indígenas presentes. O conteúdo dos guias, em formato audiovisual, também poderá ser acessado por um QR Code.
A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) estará presente com o programa Eleitor do Futuro e urnas eletrônicas para realizar treinamento de votação simulada.
Além do lançamento dos guias, às 14h30, o TRE Pará, por meio da Ouvidoria Judicial Eleitoral (OJE), realizará uma audiência pública com o tema “Barreiras e Dificuldades para o Exercício dos Direitos Políticos pelos Povos Indígenas no Pará”, reunindo representantes de diversos setores da sociedade para debater e buscar soluções para os desafios enfrentados pelos povos originários.
A iniciativa do TRE do Pará busca assegurar a inclusão sociopolítica das comunidades indígenas, identificando e abordando os obstáculos que enfrentam no acesso ao alistamento eleitoral, locais de votação, registro de candidaturas e ao Fundo Partidário, promovendo discussões colaborativas para garantir a plena participação dos povos indígenas na vida política do estado.
Essas ações integram a programação da Semana dos Povos Indígenas, organizada pelo Governo do Estado do Pará.
Fonte: ASCOM – TRE PARÁ