Moradores do Jurunas, Cremação e Condor aprendem técnicas de reaproveitamento de óleo de cozinha
Fomentar o empreendedorismo e a preservação do meio ambiente a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha. Este é o objetivo da Oficina de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha que a Prefeitura de Belém promove nesta sexta-feira,19.
A iniciativa é voltada para moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação.
Ministrada pela engenheira agrônoma Tahnity Haarad Moura Chaves, que é doutoranda em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local, a oficina tem o objetivo de capacitar os moradores a reutilizarem óleo de cozinha para a fabricação de velas aromáticas e sabão. Estão inscritas 30 pessoas para participar do evento, que será realizado na sede do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), no bairro da Condor, no período da tarde.
A reutilização do óleo de cozinha usado minimiza os efeitos do descarte incorreto e da poluição dos cursos d’água e do solo, trabalhando a sustentabilidade com resultados positivos nos aspectos social, ambiental e financeiro, por meio do empreendedorismo.
Para se ter uma ideia, um litro de óleo de cozinha usado descartado irregularmente pode contaminar 25 mil litros de água, além de obstruir a tubulação de pias e esgotos. Mas, com um litro de óleo é possível obter mais de um quilo de sabão que, além da economia doméstica, pode até render um bom dinheiro e contribuir para a preservação ambiental. Durante a oficina, as pessoas vão aprender noções sobre o que é e como se faz a reciclagem do óleo de cozinha, qual a importância e benefícios da reciclagem e quais problemas ambientais são causados pelo descarte irregular.
Fonte: Agência Belém
Por Raimundo Sena