No domingo, dia 21 de abril, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças terá mais uma edição do projeto infantil Ecoarte. A entrada é gratuita e começa às 10h. Nesta semana, em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, o Ecoarte será em homenagem à data, que é oficialmente celebrada no Brasil no dia 19 de abril. Além disso, com o objetivo de trazer uma experiência tátil para as crianças, o Clube da Animação irá proporcionar uma oficina de cerâmica, na qual, a criançada poderá utilizar da criatividade na confecção de pequenos vasos.
O Dia Nacional dos Povos Indígenas foi estabelecido desde 1943, mas foi somente em 2022 que a data foi oficializada com a nomenclatura atual, derrubando a antiga que perpetuava uma visão colonizadora e eurocêntrica. A data é reservada de modo a celebrar a cultura e herança dos povos originários. Atualmente, o Brasil tem mais de 260 povos indígenas.
Não perca a oportunidade de levar sua criança para um dia de muito aprendizado e diversão. Além de tudo, a oficina de cerâmica ajuda a desenvolver os sentidos, que são importantes para adquirir competências cognitivas desenvolvendo a coordenação motora, a criatividade, a memória e muitas outras habilidades. Os pequeninos poderão aproveitar também um maravilhoso dia ao ar livre, desfrutando da enorme fauna e flora do Mangal.
O Mangal Das Garças funciona de terça a domingo das 8h às 18h e fecha às segundas para manutenção. O projeto Ecoarte é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Organização Social Pará 2000, empresa que administra o Parque. Além do projeto educativo, o Mangal das Garças mantém uma programação diária:
08h30 – Alimentação das Iguanas
09h – Apresentação mini rapinantes (de terça a sexta-feira)
10h – Soltura de Borboletas
10h30 – Alimentação das tartarugas no lago
11h – Alimentação das Garças
11h15 – Voo do Gavião Alba
15h – Alimentação das Garças
17h – Passeio das Corujas (de terça a sexta-feira)
17h30 – Alimentação das Garças
Os espaços monitorados também poderão ser visitados, como o Viveiro das Aningas, Reserva José Márcio Ayres (Borboletário), o Farol e o Museu da Navegação. O ingresso pode ser adquirido na bilheteria, no valor de R$ 7,00.
Serviço:
Ecoarte programação infantil gratuita. Oficina de cerâmica.
Data: Domingo, 21 de abril.
Horário: 10h.
Local: Mangal das Garças, na rua Carneiro da Rocha, no bairro da Cidade Velha, em Belém.
Fonte: Agência Pará
Texto de Bianca Portela, estagiária da Ascom OS Pará 2000