Papel dos governos locais no desenvolvimento urbano sustentável é destaque no 3º Encontro Nacional do ICLEI Brasil
O ministro das Cidades, Jader Filho, apresentou as principais ações do Governo Federal no desenvolvimento de soluções para o enfrentamento dos desafios climáticos no meio urbano
O Ministério das Cidades participou na manhã desta quarta-feira (17) do 3º Encontro Nacional do ICLEI Brasil na capital paraense. O evento reuniu governos locais associados ao ICLEI, seus parceiros e diversos atores interessados no desenvolvimento urbano sustentável. O ministro Jader Filho participou da cerimônia de abertura e da palestra magna. Em sua edição anterior, realizada em outubro de 2023 na cidade de Palmas, o Encontro Nacional reuniu mais de 650 participantes e 60 palestrantes.
O objetivo desta edição foi apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, além de discutir a contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento à emergência climática. Através de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas, o evento buscou fortalecer o compromisso dos governos locais participantes e de seus parceiros com o desenvolvimento urbano sustentável no Brasil.
O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou a importância do evento para as cidades brasileiras. Em sua fala, o ministro ressaltou que o governo brasileiro, sob a liderança do presidente Lula, está comprometido em melhorar a qualidade de vida da população urbana, que representa mais de 70% da população do país. Ele mencionou a recriação do Ministério das Cidades e do programa Minha Casa Minha Vida como exemplos desse compromisso.
“O Brasil voltou, nós queremos participar dessas discussões em todos os fóruns internacionais”, afirmou. Ele também destacou a importância de cuidar não apenas da Amazônia florestal, mas também da “Amazônia das cidades”, enfatizando a necessidade de justiça climática e urbana.
“Temos que levar saneamento, mobilidade urbana e temos que dar qualidade de vida a essas pessoas”, disse. “Então o que nós temos aqui é a discussão para mostrar um exemplo de como o Brasil tem tratado o tema das cidades, como ele tem tratado o tema da resiliência, da adaptação, da preparação das nossas cidades para os novos eventos climáticos, que têm sido cada dia mais agressivos, também com responsabilidade com o meio ambiente.”
Durante o evento, foram apresentadas diversas iniciativas e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, incluindo soluções baseadas na natureza, energias renováveis e a preparação das cidades para os desafios climáticos futuros.
ICLEI
O 3º Encontro Nacional do ICLEI Brasil reforça o compromisso dos governos locais brasileiros com o desenvolvimento urbano sustentável e também serve como preparação para os debates que acontecerão na COP 30 e 16.
O ICLEI é a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável. Foi fundado em 1990 por 200 governos locais de 43 países, que se reuniram no primeiro Congresso Mundial de Governos Locais por um Futuro Sustentável na sede das Nações Unidas em Nova York. Suas operações começaram em 1991, no Secretariado Mundial em Toronto, Canadá.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades