Ministro Jader Filho abre discussões da Plenária Anual do Fórum das Cidades Amazônicas em Belém (PA)
Encontro reuniu dezenas de representantes de países que fazem parte da Bacia Amazônica
O ministro das Cidades, Jader Filho, esteve em Belém (PA) na manhã desta terça-feira (16) para participar da sessão de abertura da Plenária Anual do Fórum das Cidades Amazônicas (FCA). Autoridades como prefeitos, vice-prefeitos e demais representantes de governos locais estiveram presentes no evento, sediado no histórico e centenário Palácio Antônio Lemos, na capital paraense.
O encontro reúne governos de cidades da América Latina que integram a bacia amazônica, com a participação de municípios de oito países que possuem em seu território o bioma amazônico. Logo na abertura da Plenária Anual, mais 10 municípios assinaram sua participação no Fórum, totalizando 42 cidades signatárias.
Jader Filho, como representante do Governo Federal brasileiro, destacou que as políticas públicas de preservação da floresta e da biodiversidade, em especial as globais, precisam se adequar e levar em consideração as realidades e particularidades das cidades amazônicas para que o desenvolvimento urbano sustentável seja concretizado.
“As pessoas enxergam a Amazônia verde, a Amazônia das copas das árvores, a Amazônia dos rios, mas pouco se fala da Amazônia urbana, que comporta 40 milhões de pessoas. O mundo não enxerga isso, nós somos invisíveis para o mundo na maioria das decisões globais”, declarou o ministro.
“Aqui (na Amazônia) temos pessoas que querem ter direito ao saneamento básico, a uma boa educação, a saúde, a bons empregos, a lazer. Por que é justo que o mundo inteiro tenha essa ambição e os amazônidas não possam ter? Nós precisamos cumprir a preservação da Amazônia, mas o primeiro passo tem que ser o cuidado com as pessoas que nela vivem”, complementou Jader Filho, reforçando que, para existir justiça climática, é necessário garantir a justiça social.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que preside o Fórum no biênio 2024-2025, também apontou que é necessário mudar o paradigma imposto pelo planeta para a Amazônia, como uma floresta que não pode ser tocada e fadada apenas a condições básicas que não exploram todo o potencial da região.
“Não é um caminho fácil, é preciso enfrentar um pensamento colonial que reserva para a Amazônia um único papel, de fornecer matéria-prima, energia e commodities, gerando lucros que aqui não ficam. É necessário fazer frente à ganância, ao desmatamento, à especulação imobiliária. É preciso coragem e união, e é para isso que aqui estamos. É fundamental em conjunto aprender, cooperar e agir para fazer da ciência e do conhecimento aliados poderosos na luta pelo desenvolvimento sustentável”, disse o prefeito.
Além do ministro Jader Filho, a comitiva do Ministério das Cidades foi composta pelo secretário nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé Jr., e pelo Chefe da Assessoria Internacional da pasta, Antônio Francisco da Costa e Silva Neto.
FÓRUM DAS CIDADES AMAZÔNICAS
Criado em agosto de 2023, antecedendo a realização da Cúpula da Amazônia em Belém, o Fórum das Cidades Amazônicas proporciona às prefeituras amazônicas um espaço contínuo para colaboração e implementação de projetos conjuntos.
Além de promover a cooperação técnica, o FCA busca fortalecer os municípios como protagonistas das mudanças necessárias para a urbanização sustentável da Amazônia. Seu papel estratégico é fundamental, considerando que aproximadamente 70% dos habitantes da região amazônica vivem nas cidades.
Embora seja uma organização autônoma, o FCA, em breve, também fará parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
A Plenária Anual de 2024 vai aprovar o plano de trabalho do Fórum para os anos de 2024 e 2025, que abrange encontros temáticos e diversas iniciativas voltadas para impulsionar o desenvolvimento sustentável nas cidades membros. Além disso, a Plenária discute o tema da resiliência urbana na Amazônia e como mobilizar recursos para fortalecer as estratégias de adaptação climática.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidade