Estabelecer parcerias com os municípios para aperfeiçoar as técnicas de segurança viária é o objetivo do Curso de Qualificação para Agentes de Operação e Fiscalização de Trânsito, ministrado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran). As equipes de educação e fiscalização do órgão estiveram no município de Baião, no Baixo Tocantins, esta semana, realizando a formação para os agentes municipais de segurança. O curso encerrou na última quinta-feira, 11, com a formação de mais de 20 servidores da segurança pública.
O trabalho visa integrar a atuação do Departamento estadual com os órgãos municipais quanto à gestão do conhecimento e assistência técnica para apoiar e fortalecer ações de operação e fiscalização de trânsito nas cidades paraenses. Em Baião, assim como na maioria das cidades paraenses, ainda são muitas as imprudências cometidas no trânsito, o que desafia os agentes locais a aprimorarem técnicas de abordagens no exercício das suas atividades profissionais, além de buscar também a redução de sinistros de trânsito com mortes e feridos nas vias urbanas, rodovias e estradas.
No Pará, as formações coordenadas pelo Detran iniciaram há pouco mais de dois anos. De lá para cá, mais de 10 municípios já receberam a formação. Além de atualizarem o conhecimento sobre a legislação de trânsito, os agentes municipais aprendem sobre novas técnicas de abordagens e monitoramento viário.
“Nosso objetivo é qualificar cada vez mais os agentes de trânsito dos municípios, objetivando tornar a prática de abordagem mais harmoniosa, com urbanidade e respeito e, principalmente conhecer também ferramentas para que possam agir de forma adequada durante as ações de fiscalização dentro das competências e jurisdição de cada cidade”, explica a gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran, Jomaine Gondim.
Em Baião, o curso foi concluído com a certificação dos participantes, entre eles, o Josimar Sales, guarda municipal cedido para o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O agente tem entre as atribuições fiscalizar o trânsito da cidade, trabalho que será exercido com mais qualidade a partir de agora graças à capacitação oportunizada pelo Detran. “O curso foi uma ótima experiência, tanto em termos de conhecimento como de oferecer um novo olhar sobre o trânsito, pois não é só multar, é antes de tudo saber abordar, educar, ou seja, analisar as especificidades de cada situação no trânsito”, avalia.
Fonte: Agência Pará/Detran