A UNAMA – Universidade da Amazônia realiza, no dia 13 de abril, a segunda etapa da ação “Geladeira Literária”, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro da Guanabara e Santana do Aurá. A programação acontece das 9h às 12h e deve reunir cerca de 30 crianças e adolescentes na Rua Oséias Silva, nº 767 – em frente à Escola Machado de Assis. Os assistidos vão realizar pinturas criativas nas geladeiras cedidas pela UNAMA, as quais serão transformadas em estantes de livros.
Mais de 20 alunos e professores da Instituição de Ensino de Superior (IES), dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia da UNAMA Ananindeua, fazem parte da ação por meio dos projetos “Ser Leitor” e “Dia da Terra”. Crianças e adolescentes já participaram de uma oficina de desenhos criativos com foco em elementos amazônicos e marajoaras. A ação vem como uma forma de integrar a Responsabilidade Social da UNAMA junto ao Projeto Geladeira Literária, criado pelo CRAS, além de promover a leitura, contação história e o desenvolvimento do lúdico para as pessoas assistidas pelo órgão.
O professor Kenny Nogueira, coordenador de Arquitetura e Urbanismo da UNAMA Ananindeua, explicou sobre esta fase. “Conseguimos uma geladeira que estava em desuso na nossa unidade e fizemos uma reforma básica. Agora, nossos discentes vão acompanhar os alunos do CRAS, que farão a pintura que pensamos. Este é um trabalho elaborado para desenvolver habilidades técnicas e de desenho com as crianças. Eles que vão fazer as atividades”, disse.
A coordenadora de Responsabilidade Social da UNAMA, Pamela de Almeida, reforça que a ação une a leitura e o papel social da universidade com a comunidade. “É uma ação importante para os acadêmicos entenderem a importância da responsabilidade social e manter uma boa relação com a comunidade. Esse projeto veio somar no que acreditamos, sendo a favor da transformação social, sobretudo de crianças e jovens do Pará”, enfatiza.
Fonte: Ascom/Unama
Por Rayanne Bulhões